Existem vários tipos de cabelo e, seja qual for o seu, ele tem diversas necessidades individuais. No entanto, seguem viralizando na internet diversas práticas sobre cuidados com os fios, e no esforço de manter a cabeleira saudável, muitas pessoas as colocam em prática sem saber se são adequadas. A utilização dessas técnicas e produtos se juntam à rotina corrida e podem levar a alguns deslizes que, ao longo do tempo, comprometem a saúde capilar.
Por isso, a dermatologista especializada em tricologia e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Dra. Rita de Cássia Rossini, responde mitos e verdades sobre os cuidados com os cabelos.
Lavar o cabelo com água quente faz mau para o cabelo
VERDADE. O ideal é usar água morna ou gelada, evitando a água quente, uma vez que a temperatura mais alta estimula a produção de sebo nas glândulas, deixando o couro cabeludo mais oleoso. Isso também pode prejudicar a estrutura dos fios, que ficam mais frágeis e quebradiços.
Lavar o cabelo com frequência pode danificar os fios
MITO. É recomendado fazer a limpeza, no mínimo, três vezes na semana, pois se lavarmos pouco o cabelo pode ocorrer acúmulo de sebo e de produtos no couro. Isso pode levar a uma irritação da pele e do folículo, favorecendo algumas doenças, como a dermatite seborreica, inflamação que causa principalmente descamação e vermelhidão. Não há contraindicação em lavar os cabelos com maior frequência, como todos os dias. Realmente vai depender do tipo dos cabelos e das particularidades de cada indivíduo, mas a recomendação é que se use um produto de limpeza, como o shampoo, apenas uma vez ao dia.
É preciso limpar ou trocar a escova de cabelo
VERDADE. A limpeza da escova de cabelo é essencial para que sejam eliminadas secreções, restos celulares e microrganismos que podem crescer nestes itens de uso pessoal.
Ficar com os cabelos presos por muito tempo pode estragar os fios
VERDADE. Quando prendemos o fio, principalmente de cabelos molhados, danificamos sua estrutura, o que favorece a quebra e queda. Além disso, cabelos presos com força e diariamente podem levar a um tipo de afinamento e queda do fio da região mais próxima à face, a linha de implantação dos cabelos na fronte, levando a uma alopecia de tração que pode ser irreversível.
Não faz mal enrolar a toalha na cabeça após o banho
MITO. Não é recomendado, pois o uso pode gerar atrito entre os fios e danificá-los. Além disso, o ambiente úmido pode estimular o crescimento de alguns fungos no nosso couro cabeludo.
Excesso de shampoo e condicionador na hora da lavagem faz mal
VERDADE. O excesso de shampoo, que por ter uma ação detergente, desengordurante, pode retirar água e óleos da parte mais externa do fio, deixando-os mais secos e frágeis, o que pode levar à quebra dos fios. Por outro lado, usar muito condicionador, principalmente, na raiz dos cabelos, pode ocasionar uma obstrução da abertura do folículo, e assim, piorar quadros de dermatite seborreica e outras alopecias do couro cabeludo, além de deixar o fio pesado e não maleável.
Óleo de coco não faz bem para o cabelo porque é muito pesado
MITO. O óleo de coco é um dos poucos ativos que tem propriedades de penetrar na estrutura do fio com o objetivo de hidratar os cabelos.
O uso de produtos inadequados para o tipo de cabelo pode trazer danos aos fios, como o uso de condicionador para cabelos lisos em cabelos cacheados
VERDADE. Esta regra vale principalmente para pacientes com cabelos crespos ou cacheados e que usam com frequência shampoo antirresíduo, que por sua vez são mais detergentes, então como fazem uma limpeza mais profunda dos cabelos podem agredir ainda mais os fios.
O cabelo deve ser cortado periodicamente
MITO. Não existe uma regra para frequência dos cortes. Vai depender do estilo, formato e dano do cabelo.
Deixar o cabelo secar naturalmente é a melhor opção
VERDADE. O ideal é deixar o cabelo secar naturalmente, lembrando que existem vários tipos de secador e quanto maior a temperatura maior o dano ao fio, deixando-o mais frágil, quebrado e sem brilho.
A máscara pode ser um substituto para o condicionador
MITO. A máscara hidratante pode ser utilizada entre uma e duas vezes na semana, conforme o tipo e dano existente no cabelo. Para uso diário, o condicionador tem maior capacidade de selar as cutículas, garantindo brilho, maciez e facilidade na hora de escovar. (Assessoria)