
Museu será instalado em Foz do Iguaçu com investimento de R$ 200 milhões
O governador Carlos Massa Ratinho Junior recepcionou nesta quarta-feira (3), em São Paulo, o presidente do Centre Pompidou, Laurent Le Bon, que chegou ao Brasil para acompanhar o início das ativações do Centre Pompidou Paraná, em Foz do Iguaçu.
A recepção foi organizada pela curadora Beatriz Yunes Guarita, uma das maiores colecionadoras de arte do País, e reuniu artistas, curadores e colecionadores que celebraram a instalação inédita do museu no Estado.
Também participaram da recepção o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi, o secretário das Cidades, Guto Silva, a diretora-presidente do Museu Oscar Niemeyer (MON), Juliana Vosnika, a diretora de implantação do Centre Pompidou Paraná, Carolina Loch, a chefe de Consultoria Internacional do Centre Pompidou, Alice Chamblas, e a diretora de Comunicação da instituição, Geneviève Paire.
Primeiro nas Américas e no Hemisfério Sul
O Paraná será o primeiro território das Américas e do Hemisfério Sul a receber um satélite do renomado museu francês. A unidade ficará localizada na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. A parceria com o governo estadual foi iniciada em 2021 e oficializada em maio deste ano, em Paris.
O museu integra a estratégia internacional do Pompidou, que já possui unidades em Málaga (Espanha), Bruxelas (Bélgica), Xangai (China), Alula (Arábia Saudita) e, em breve, em Seul (Coreia do Sul).
“Decidimos colocar o Paraná na rota dos museus internacionais. Nada melhor que Foz do Iguaçu, que tem as Cataratas e um turismo em crescimento constante”, afirmou Ratinho Junior.
Apoios e articulações
Patrona do Pompidou há 16 anos, Beatriz Yunes destacou a conquista:
“O Brasil disputou o projeto com muitos países e venceu pela credibilidade do Paraná, que merece este Pompidou”.
O curador Marcello Dantas avaliou a iniciativa como um marco:
“É incrível juntar turismo, arte e cultura em uma colaboração internacional. O Pompidou vai criar um ponto de encontro no Hemisfério Sul”.
Já Paulo Miyada, do Instituto Tomie Ohtake, ressaltou a integração cultural:
“O museu nasce como território de conexões, agora também entre Brasil, Argentina e Paraguai”.
Para a secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, a consolidação do projeto coloca o Paraná no mapa internacional das artes.
Ativações e programação
As primeiras atividades acontecem entre 4 e 6 de setembro, em um pavilhão temporário na Avenida das Cataratas, em frente ao Centro de Convenções de Foz do Iguaçu. A programação inclui oficinas, palestras, encontros com a comunidade e uma masterclass com o arquiteto paraguaio Solano Benítez, autor do projeto arquitetônico.
Benítez, vencedor do Leão de Ouro na Bienal de Veneza (2016), propôs uma construção integrada ao território, com soluções de baixo impacto ambiental.
Estrutura e investimento
O Centre Pompidou Paraná contará com praça pública, salas de exposição, áreas para espetáculos, ateliês educativos, biblioteca, laboratórios artísticos, loja e restaurante. O acervo previsto reúne parte das 140 mil obras de arte moderna e contemporânea do museu francês, além de mostras que dialoguem com a produção cultural latino-americana e do Sul Global.
O investimento é de R$ 200 milhões do Governo do Estado. A obra será erguida em terreno cedido pela empresa Motiva, ao lado do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. A licitação deve ser lançada ainda neste ano e a inauguração está prevista para 2027.
Comentários estão fechados.