Curitiba foi escolhida a segunda melhor cidade brasileira no ranking As Melhores Cidades do Brasil, elaborado pela agência de classificação de riscos Austin Rating e divulgado pela revista Veja Negócios nesta sexta-feira, 28 de novembro.
A capital paranaense ficou atrás apenas de Vitória (ES) na classificação geral. Em seguida, aparecem, pela ordem de pontuação: Indaiatuba (SP), São Paulo (SP), Barueri (SP), Maringá (PR), São José dos Pinhais (PR), Jundiaí (SP), Santana de Parnaíba (SP) e São Bernardo do Campo (SP).
Ranking avaliou 5.570 municípios brasileiros
O levantamento analisou todas as 5.570 cidades brasileiras a partir do Índice de Inclusão Social e Digital (IISD), desenvolvido com base em 253 indicadores. Os dados foram distribuídos em quatro pilares centrais:
- Fiscal
- Econômico
- Social
- Digital
O IISD leva em conta desempenho econômico, eficiência fiscal, políticas sociais e nível de digitalização dos serviços públicos, permitindo comparar municípios com diferentes portes e características.
O prefeito Eduardo Pimentel comemorou o resultado e afirmou que o desempenho reforça as políticas públicas implementadas na capital.
“Essa é mais uma prova de que estamos no caminho certo, trabalhando para termos uma Curitiba cada vez melhor para todos que vivem aqui. Ser apontada como a segunda melhor cidade do Brasil para se viver é motivo de orgulho para todos nós e uma motivação para seguirmos em busca do primeiro lugar”, afirmou.
Pato Futsal é tricampeão da Série Ouro
Gestão fiscal eficiente foi destaque na avaliação
Segundo a Austin Rating, as cidades que se destacaram no ranking foram aquelas capazes de transformar gestão fiscal eficiente em dinamismo econômico e, como resultado, em inclusão social. O estudo aponta um ciclo virtuoso que começa no equilíbrio das contas públicas e se reflete na qualidade de vida da população.
No caso de Curitiba, o bom desempenho foi atribuído ao trabalho multissetorial realizado nos últimos anos. A capital se consolidou como referência nacional em planejamento urbano, transporte coletivo, universalização digital dos serviços públicos, além de políticas de combate às mudanças climáticas e ações de segurança alimentar.
Cidade também lidera rankings de qualidade de vida
Em 2025, Curitiba apareceu em posição de destaque em diversos estudos nacionais. Em maio, o relatório do Índice de Progresso Social 2025 (IPS 2025) apontou a capital como a cidade com a melhor qualidade de vida do Brasil entre os municípios com mais de 500 mil habitantes.
No mesmo mês, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) divulgou levantamento que classificou Curitiba como a capital brasileira com o melhor índice de desenvolvimento, além de líder em emprego e renda entre as capitais do país.





