Curitiba entrega 100 novas casas do Projeto Caximba

A manhã de sábado (23) marcou um novo capítulo para 100 famílias que receberam suas casas no Projeto de Gestão de Risco Climático Bairro Novo do Caximba (PGRC). Com essa etapa, já são 332 moradias entregues no maior projeto socioambiental da história de Curitiba.

Durante a entrega, o prefeito Eduardo Pimentel destacou a importância social do programa.
“Entregar casas é o que mais vale na vida pública. O sonho tão esperado na vida de cada família. A partir daqui vocês vão criar seus filhos e netos e ter dignidade todos os dias”, afirmou, ao visitar a nova residência da dona de casa Ivonete Pires, que aguardava o momento ao lado do marido e de três filhos.

Moradias sustentáveis e dignidade

As casas têm 50 m² e contam com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, lavanderia e acesso individual à rua. As construções trazem elementos sustentáveis, como painéis fotovoltaicos e sistema de captação de água da chuva, garantindo eficiência energética e ambiental.

Para muitas famílias, o momento representa o fim de anos de vulnerabilidade.
“Aqui vamos estar seguros, longe da lama, da poeira. Hoje começa uma vida nova”, disse Ivonete.
A diarista Laidionara Ferreira, de 24 anos, também comemorou: “Quero comprar móveis e eletrodomésticos novos, com a tranquilidade de que não serão danificados por enchentes ou quedas de energia. Estamos muito felizes, é um dia inesquecível.”

Alcance do projeto

O PGRC prevê o atendimento a 1.757 famílias:

  • 1.211 com novas moradias;
  • 546 com regularização fundiária e obras de urbanização.

Atualmente, 439 casas estão em construção. Segundo o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, a meta é chegar a 450 unidades entregues até o final do ano e licitar as últimas 440.

As 100 casas entregues neste sábado foram construídas próximas às moradias já existentes na vila, que serão regularizadas pela Cohab, garantindo integração com o restante do bairro.

Mobilidade e urbanização

O prefeito também anunciou linhas diretas de ônibus do Caximba para o Terminal Tatuquara, reduzindo o tempo de deslocamento e ampliando a qualidade de vida dos moradores.

O projeto, elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), é coordenado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) em parceria com a Cohab e conta com financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

Além de reassentar famílias em áreas seguras, a iniciativa busca mitigar efeitos das mudanças climáticas e promover urbanização sustentável, preservando vínculos sociais com escolas, unidades de saúde, comércio e serviços locais.

Celebração e autoridades

O clima da entrega foi de festa, com apresentação da Banda do Caximba, que animou os moradores. Crianças aproveitaram os brinquedos montados no local, enquanto as famílias celebravam a conquista.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas: Alexandre Curi, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Mauro Moraes, deputado estadual, Rafael Greca, ex-prefeito de Curitiba e secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável, Guto Silva, secretário estadual das Cidades, Tico Kuzma, presidente da Câmara Municipal, além de secretários municipais, vereadores, representantes do Ministério Público e lideranças comunitárias.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.