Curitiba lança programa Casa Curitibana com subsídios de até R$ 90 mil

A Prefeitura de Curitiba lançou nesta segunda-feira (28) o Programa Casa Curitibana, que promete facilitar a compra da casa própria para famílias inscritas na fila da Cohab. O decreto municipal foi assinado pelo prefeito Eduardo Pimentel durante evento que contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior.

A iniciativa garante isenções fiscais, subsídios para custear a entrada do imóvel e pode ser cumulativa aos benefícios dos programas estaduais e federais, como Casa Fácil Paraná e Minha Casa Minha Vida, permitindo em alguns casos zerar o valor da entrada.

Quem pode participar e quanto pode receber

O Casa Curitibana é destinado a famílias com renda mensal de até quatro salários mínimos. A soma dos benefícios — que pode chegar a R$ 90 mil — depende de critérios como idade, composição familiar e renda.

Além do subsídio para a entrada, o programa concede isenção do Imposto sobre Transmissão de Bens (ITBI), reduzindo custos no momento da compra.

“O Casa Curitibana entra para os projetos simbólicos da gestão, como o tarifa zero e o vale-creche. Queremos viabilizar 20 mil soluções habitacionais em quatro anos”, afirmou Pimentel.

Para Ratinho Junior, o projeto complementa as políticas habitacionais do Estado:

“Habitação popular é cara e desafiadora. Agora, Curitiba soma forças ao maior programa habitacional do Brasil, tornando a aquisição ainda mais acessível.”

Impacto para construtoras e mercado imobiliário

Além do benefício direto às famílias, o Casa Curitibana também oferece vantagens às construtoras credenciadas, como isenção de ITBI na aquisição do terreno, ISS e IPTU durante as obras, além de isenção de taxas municipais. O adensamento permitido por hectare também aumentou de 80 para 200 unidades habitacionais, ampliando a produção.

O primeiro empreendimento do programa será o Residencial Campobello, no Campo de Santana, com 368 apartamentos de dois quartos e 38 m², distribuídos em 23 blocos. Em casos em que os subsídios não cubram todo o valor da entrada, será possível parcelar o saldo em até 36 vezes.

A mudança já transformou a vida da família Miranda, que aguardava há 10 anos na fila da Cohab.

“Já fomos chamados em outras ocasiões, mas a conta não fechava. Agora vamos conseguir. Pagar aluguel nunca mais”, celebrou Raphael, operador de máquinas.

Como se inscrever no programa Casa Curitibana

Para participar, é necessário ter inscrição ativa na Cohab Curitiba. O cadastro pode ser feito presencialmente nas Ruas da Cidadania, mediante agendamento pelo Agenda Online, ou de forma digital, pelo site da Cohab.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.