
O Paraná poderá sediar em breve uma edição do Ironman Brasil 70.3, a maior competição de triatlo da América Latina. O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta terça-feira (23), no Palácio Iguaçu, representantes do evento para discutir a entrada de Curitiba no calendário nacional, que já conta com cinco cidades e seis provas pelo Brasil, reunindo cerca de 2 mil atletas em cada etapa.
Além da capital, os municípios de Araucária e Campo Largo, na Região Metropolitana, também fariam parte do circuito.
“Essa é uma das competições mais difíceis do mundo, que demanda muito do atleta e que, mesmo com tantas dificuldades, esgota suas inscrições em minutos. O Paraná poder receber um evento como esse mostra que entramos definitivamente na rota das grandes atrações nacionais e internacionais, movimentando a economia com hospedagens, alimentação e turismo”, afirmou Ratinho Junior.
Estrutura da prova no Paraná
O Ironman Brasil exige que os atletas percorram 112 quilômetros, sendo 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida.
No Paraná, a proposta é dividir a competição em três cidades:
- Araucária: etapa da natação;
- Campo Largo: percurso de ciclismo;
- Curitiba: corrida final e chegada no Parque Barigui, onde será montada a Ironman Village.
“Curitiba, cidade reconhecida no mundo pela sua inovação e sustentabilidade, também tem se transformado em referência na área do esporte, o que ajuda a nos credenciar para recebermos um dos maiores eventos de triatlo do mundo. Se você é atleta, se prepare: em alguns dias teremos o anúncio oficial e a abertura das inscrições”, acrescentou o governador.
Impacto esportivo e turístico
O CEO da Unlimited Sports, Carlos Galvão, detentora dos direitos do Ironman Brasil, destacou a importância da iniciativa:
“A ideia da reunião foi justamente a apresentação do projeto e alinhar os próximos passos. Uma prova como essa traz turistas do Brasil e do mundo inteiro para a cidade-sede, pois o movimento Ironman transcende a esfera esportiva; é também um evento turístico”.
Segundo ele, Curitiba tem todas as condições de receber o evento já em 2026, ano em que a capital paranaense completa aniversário em março, mês previsto para a realização da prova.
Ratinho Junior sanciona lei e Paraná terá menor IPVA do Brasil
“Há 25 anos estamos à frente do movimento Ironman no Brasil, sendo os licenciados mais antigos do mundo. Acredito que a Capital do Paraná tem todas as condições de receber esse evento grandioso, o maior de triatlo do mundo, já a partir de 2026. Ele estaria inserido no mês de comemoração do aniversário da cidade, em março, então seria um belo presente a prova do Ironman Curitiba”, reforçou Galvão.
A organização da prova deve alinhar detalhes com secretarias estaduais e municipais de Esporte e órgãos de trânsito. A TV Paraná Turismo, vinculada à Secretaria de Comunicação (Secom), deverá transmitir o evento.
O anúncio oficial e a abertura das inscrições devem ocorrer em outubro de 2025, com a realização da prova marcada para março de 2026.
Participaram da reunião o vice-governador Darci Piana; o secretário estadual da Comunicação, Cleber Mata; o diretor-presidente do Detran/PR, Santin Roveda; o diretor de Inovação da Secretaria de Estado do Esporte, Tiago Campos; o diretor-geral da Secom, Eduardo Pugnali; a diretora de Promoção, Inovação e Inteligência Turística da Secretaria do Turismo, Sandra Negrini Brisola; o deputado federal Nelsinho Padovani; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; os prefeitos de Curitiba, Eduardo Pimentel, de Araucária, Dr. Gustavo Botogoski, e de Campo Largo, Maurício Rivabem; o secretário de Governo de Curitiba, Marcelo Fachinello; e o diretor de Produção do Ironman Brasil, Túlio Marto.
Comentários estão fechados.