
O Paraná recebe nesta terça-feira (19), no Teatro Guaíra, a 13ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizada no contexto da Conferência da Mata Atlântica. O evento contará com a presença dos governadores de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, além de prefeitos e representantes dos demais poderes públicos. A sessão solene terá início previsto para 9h30.
Durante o encontro, o governador Carlos Massa Ratinho Junior, anfitrião da cerimônia, apresentará iniciativas voltadas à sustentabilidade, enquanto os demais chefes dos Executivos compartilharão experiências estaduais e reafirmarão a importância da integração regional e dos cuidados com o meio ambiente. O bioma Mata Atlântica, lar de mais de 70% da população brasileira, será o principal foco do debate.
Carta de Curitiba e papel do Paraná
Na ocasião, será assinada a Carta de Curitiba, documento que reúne as demandas e propostas dos estados para serem apresentadas à presidência da COP30, conferência da ONU sobre mudança climática que ocorrerá em Belém, no Pará, em novembro. Também será oficializada a posse do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, como novo presidente rotativo do Cosud, e a assinatura do contrato de rateio, fortalecendo o consórcio, que agora tem CNPJ próprio.
O Paraná, considerado o estado mais sustentável do Brasil por quatro vezes consecutivas no Ranking de Competitividade dos Estados, possui 99% do seu território inserido no bioma da Mata Atlântica. Desde 2023, coordena os projetos relacionados ao bioma no âmbito do Consórcio Brasil Verde, iniciativa estadual para enfrentar as mudanças climáticas e reduzir as emissões de carbono.
“Proteção com ações práticas”, destaca secretário Rafael Greca
O secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, ressaltou o compromisso do Paraná com soluções concretas:
“O que objetivamos é fazer uma grande reflexão sobre como proteger os biomas do Brasil, especialmente a Mata Atlântica, que tanto nos fala ao coração. Vamos debater estratégias de preservação com efeito prático no combate às mudanças climáticas.”
Histórico de cooperação ambiental nos consórcios
Em 2023, o Cosud formalizou o “Tratado da Mata Atlântica”, protocolo de intenções que visa à preservação do bioma por meio de ações coordenadas como planejamento integrado de corredores ecológicos, fomento à restauração de ecossistemas e consolidação da bioeconomia. O protocolo prioriza ainda a integração de tecnologias geoespaciais e dados para aprimorar a fiscalização ambiental e combater o desmatamento ilegal.
Panorama da conferência e sua relevância
A Conferência da Mata Atlântica, promovida pelo Governo do Paraná, Consórcio Brasil Verde e Prefeitura de Curitiba, segue até 21 de agosto, com atividades no Parque Barigui. O evento promove debates estratégicos sobre mudança climática, biodiversidade, governança climática e financiamento climático.
Comentários estão fechados.