Curitiba recebeu nesta terça-feira (12) alunos e professores da Faculdade de Turismo, Hotelaria e Gastronomia da Universidade Peruana de Ciências Aplicadas (UPC) para uma visita técnica voltada ao intercâmbio de experiências sobre o modelo de Destino Turístico Inteligente (DTI). A programação, organizada pelo Instituto Municipal de Turismo (IMT) por meio da Escola de Turismo de Curitiba, apresentou os avanços da capital paranaense na construção de um turismo inovador, acessível, sustentável e centrado na experiência do visitante.
O grupo conheceu desde a ativação do Ecossistema Curitiba DTI até a aplicação de instrumentos estratégicos alinhados à metodologia nacional DTI Brasil.
Troca de experiências e novas conexões
A visita começou no Palacete Wolf, sede do IMT, onde o coordenador Wellington de Medeiros deu as boas-vindas e apresentou o Ecossistema DTI.
“É a primeira vez que recebemos um grupo do Peru focado no desenvolvimento DTI, e temos certeza de que o voo direto entre Curitiba e Lima vem fortalecendo essa conexão”, afirmou Medeiros.
A professora Monica Regalado, da UPC, explicou por que Cusco, um dos principais destinos turísticos do Peru, não pode ser classificado como DTI.
“Cusco é uma cidade de pedras, Patrimônio Cultural da Humanidade, e não pode sofrer alterações. Um dos pilares do DTI é a acessibilidade, e Cusco não se enquadra nesse requisito. Por isso, no Peru, a cidade de Arequipa está desenvolvendo a metodologia DTI”, destacou.
O Peru integra, junto a outros países da América Latina, a Rede Ibero-Americana de DTI. Entre as cidades já certificadas estão Montevidéu (Uruguai) e as colombianas Bogotá e Medellín.
Roteiro por atrativos turísticos
A delegação percorreu alguns dos principais pontos turísticos de Curitiba em um roteiro coordenado por Grécia Correia, da Escola de Turismo. Os visitantes conheceram o Jardim Botânico, o Mercado Municipal, o Memorial Paranista, o Bosque Zaninelli – sede da Escola de Sustentabilidade – e a Torre Panorâmica. Os locais foram escolhidos por exemplificarem os pilares do conceito de Destino Turístico Inteligente.
Comentários estão fechados.