O governo do Rio Grande do Sul estima que serão necessários pelo menos R$ 19 bilhões para reconstrução da infraestrutura pública danificada pelas fortes chuvas que devastaram o estado desde 26 de abril. O montante foi anunciado nesta quinta-feira (9) e pode aumentar à medida que novas avaliações sejam realizadas.
“Esta é uma estimativa inicial e o custo final poderá ser maior”, declarou o governador Eduardo Leite. “As enchentes tiveram um efeito devastador em várias áreas, e estamos avaliando continuamente as necessidades para a recuperação.”
Leite também informou que os detalhes das ações planejadas, que abordarão a extensão da tragédia e os esforços de recuperação, serão divulgados ainda hoje. Essas ações são parte da resposta do governo à situação de calamidade pública declarada em todo o estado.
Até o momento, de acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, as chuvas resultaram em 107 mortes. Além disso, 136 pessoas estão desaparecidas e mais de 1,47 milhão foram afetadas em 425 municípios. Aproximadamente 164.583 pessoas foram desalojadas, enquanto outras 67.542 estão desabrigadas, tendo que recorrer a abrigos públicos.
A situação é grave e os esforços de reconstrução devem se estender por um longo período, enquanto o estado tenta reconstruir e se recuperar desta que é uma das piores catástrofes naturais de sua história.
Comentários estão fechados.