A tradicional Feira da Louça de Campo Largo, que ocorre na Região Metropolitana de Curitiba, teve sua 31ª edição inaugurada nesta quinta-feira (29) pelo vice-governador do Paraná, Darci Piana. O evento, que segue até 8 de setembro, reúne expositores, fornecedores e parceiros da indústria de louça, porcelana e cerâmica.
Durante a cerimônia de abertura, Darci Piana destacou a importância do setor para Campo Largo, conhecida como a Capital Nacional da Louça. O município é sede de aproximadamente 20 indústrias de louça, porcelana e cerâmica, empregando cerca de 4 mil pessoas. “É o carro-chefe do município, gerando milhares de empregos não só na indústria que produz a porcelana, mas também no comércio”, afirmou Piana.
Crescimento e Expectativas para 2024
A feira deste ano dobrou seu espaço em relação à edição anterior, ocupando 6 mil metros quadrados no City Center Outlet Premium, com mais de 50 expositores. A expectativa é superar o público de 120 mil pessoas registrado no ano passado. “Fico muito feliz por ver a grandiosidade desta feira, que tem quase o dobro da do ano passado. Significa que o evento está progredindo, está crescendo e o setor está ampliando a sua capacidade de produção”, comentou o vice-governador.
Campo Largo é o maior polo de produção de louça do Brasil, com uma média anual de 36 milhões de peças. O presidente do Sindicato da Indústria de Vidros, Cristais, Espelhos, Cerâmica, Louça e Porcelana no Paraná (Sindilouças), Fábio Germano, ressaltou que 75% da louça profissional do Brasil é produzida na cidade, o que faz do setor o segundo maior empregador do município e um importante motor da economia local e estadual.
Inovações no Setor
A indústria de louça, porcelana e cerâmica de Campo Largo tem investido em inovações tecnológicas para aumentar a eficiência e a sustentabilidade da produção. Tecnologias como impressão 3D, avanços na esmaltação e a utilização de fornos mais eficientes têm permitido a criação de produtos com maior durabilidade e menores impactos ambientais. A reciclagem de resíduos de produção também é uma prática crescente, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.
Oportunidades de Negócios
A Feira da Louça tem como objetivo aproximar lojistas e fornecedores, além de apontar tendências de mercado e oferecer novas oportunidades de negócios para empresas de cerâmica e porcelana, bem como para artesãos locais. O evento oferece produtos com descontos e preços de fábrica de marcas tradicionais como Schmidt, Germer e Cerâmica Brasília.
LEIA TAMBÉM
- Ao atingir 100 mil moradores, Francisco Beltrão comemora e planeja futuro promissor
- Acompanhe de perto as eleições: Diário do Sudoeste lança seção com perfil de candidatos
Apoio e Parcerias
O evento é organizado pelo Sindilouças, com promoção da RPC e apoio de diversas instituições, incluindo a Prefeitura de Campo Largo, Sistema Fiep, Sistema Fecomércio-PR, Caixa Econômica Federal, Sanepar, Fomento Paraná e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
A feira segue até o dia 8 de setembro, das 10h às 22h, com entrada gratuita.
Comentários estão fechados.