Decoração de Páscoa começa a ser montada

Mesmo que a decoração de Páscoa em Pato Branco tenha chego de fato na manhã da sexta-feira (24), na praça Presidente Vargas, o Departamento de Cultura trabalha com a data de 20 de março como de início da decoração, uma vez que foi na segunda-feira, que equipes do setor estiveram no anel central do município para de fato definir onde cada um dos ornamentos ficarão acomodados nos próximos dias, sem falar que por próximos, pode-se esperar um tempo mais logo para a retirada dada decoração de Páscoa (9 de abril), tudo por conta da “organização” nos barracões onde ficam as decorações.

Conforme o diretor do Departamento de Cultura de Pato Branco, Jean Venâncio, “ele [decoração] começou dia 20 na verdade, quando a comissão foi na praça para mapear os lugares onde seriam colocados os adereços. Algumas coisas foram fixadas e hoje (sexta-feira) começamos a levar esses objetos para serem colocados nos locais marcados”, explicou.

Ainda segundo Venâncio, na sexta-feira mesmo alguns itens tiveram a parte elétrica testada, uma vez que em alguns pontos os ambientes que deverão chamar a atenção para as fotografias, dispõem de luzes.

A ideia inicial segundo ele, era criar de 10 a 12 estações fotográficas, no entanto, este número deve ser superado.

Decoração

Tradicionalmente o coelho e ovos são usados para a decoração desta época do ano, e não seria diferente nos ornamentos que serão expostos em Pato Branco, no entanto, Venâncio destaca que muitos dos itens que estarão na praça já estavam nos depósitos, o que contribuiu para uma menor quantidade de locação ou confecção de novos itens.

“O tema coelho, ovos, e outros itens que vão aparecer na decoração são frutos de uma ideia de reaproveitamento do que tínhamos e conseguíssemos fazer a [decoração] de Páscoa com um orçamento mais baixo, mas também para poder estruturar ela novamente”, comenta o diretor do Departamento, ao dar destaque ao teatro que será encenado na sexta-feira (7), Sexta-feira Santa, que é descrito por ele como “um momento cultural dentro da ambientação dos adereços”.

Programação da Páscoa

A Encenação da Paixão de Cristo, na Sexta-feira Santa, que será feita em conjunto com o grupo de jovens da Matriz São Pedro Apóstolo, o que deve envolver mais de 100 atores e figurantes voluntários.

“Essa peça teatral, faz parte da reformulação da Páscoa de Pato Branco. Sabemos de todo o significado que a data tem e a Encenação da Paixão de Cristo vem para sensibilizar, para trazer a reflexão sobre o que estamos fazendo no nosso cotidiano”, complementa Venâncio.

No entanto, o Município, corre contra o tempo para concluir a licitação que pode permitir que alguns artistas intervencionistas interajam com a população na praça no período de 2 a 9 de abril.

“A ideia é que estes artistas, fantasiados, interajam com a população, se locomovendo em toda a praça e realizem as intervenções artísticas”, comenta Venâncio.

Exposição

Com relação ao tempo de permanência dos itens na praça “não vamos começar a desmontar no dia 10, pretendemos deixar um pouco mais. Ainda não temos uma data definida para a retirada dos adereços, até porque estamos reformulando a ideia dos barracões e quando esse material começar a sair da praça ele já vai ter um destino certo, ficando organizando, o que nos permite pensar já nas outras atividades que serão utilizados.”

Novo ambiente para o Departamento

Com o Diário do Sudoeste antecipou no mês de fevereiro, a intenção é de que toda a estrutura administrativa do Departamento de Cultura, bem como as oficinas passem a ser alocadas no Centro Regional de Eventos, junto ao Parque de Exposições, tornando assim aquele local como um complexo cultural.

Neste contexto, Venâncio explica que o Centro Regional de Eventos segue em reforma, “mas as tratativas seguem para acomodação da parte administrativa e de oficinas. Como o local conta com um amplo espaço, anfiteatro estamos pensando em várias possibilidades que a Cultura possa explorar aquele patrimônio.”

você pode gostar também

Comentários estão fechados.