O Governo do Estado do Paraná inaugurou nesta segunda-feira (16) a primeira sede descentralizada da Defesa Civil Estadual em Francisco Beltrão, no Sudoeste do Estado. Ao contrário das demais unidades que funcionam nos quartéis do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), a nova instalação conta com uma sala exclusiva de 50 metros quadrados, cedida pela prefeitura, localizada no prédio da rodoviária da cidade.
O local será a sede do 8º Núcleo de Atuação Regional (NAR), contando com proximidade de outras instituições que participam das atividades da Defesa Civil.
Objetivos dos Núcleos de Atuação Regional (NAR)
Os NARs foram criados para potencializar o trabalho da Defesa Civil em todo o Estado. Com essa estrutura, as ações antes centralizadas em Curitiba passam a ser acompanhadas regionalmente, proporcionando maior agilidade e proximidade com os municípios atendidos. No total, 10 Núcleos estão em processo de ativação no Paraná.
De acordo com o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig, a inauguração representa um avanço importante: “Agradecemos ao prefeito e à equipe de Francisco Beltrão pelo empenho em disponibilizar esse espaço. Essa proximidade facilita a integração e a troca de informações, melhorando nossas atividades”.
Benefícios para a Região
O prefeito Cleber Fontana destacou a importância da estrutura para o fortalecimento da Defesa Civil no Sudoeste: “A sala vai permitir um planejamento mais eficiente e auxiliar em situações como vendavais, granizo, deslizamentos e enchentes, além de atuar na prevenção de desastres.”
Nesta etapa inicial, dois servidores atuarão na unidade, auxiliando os municípios em atividades como:
- Elaboração e atualização de planos de contingência;
- Registro de ocorrências no sistema da Defesa Civil;
- Treinamento das brigadas escolares;
- Fiscalização de produtos perigosos;
- Gestão de barragens, com acompanhamento de empresas e prefeituras para garantir conformidade com a legislação.
Segundo o tenente Edimar Penteado, coordenador do NAR em Francisco Beltrão, os núcleos representam um braço essencial da Defesa Civil, permitindo maior proximidade com os municípios:
“Vamos atuar desde a prevenção, preparação e mitigação de desastres até a resposta e reconstrução, em conjunto com o Corpo de Bombeiros. Ter mais estrutura possibilita um melhor atendimento aos prefeitos, coordenadores e representantes de outros órgãos”, afirmou Penteado.
Leia também
Com a sede do 8º NAR em Francisco Beltrão, a Defesa Civil ganha uma estrutura dedicada para atuar com mais eficiência, promovendo a segurança da população em situações de emergência e prevenção de desastres naturais. Esta iniciativa integra o Governo do Estado, prefeituras e órgãos locais em uma ação conjunta para o fortalecimento da defesa civil regional.
Comentários estão fechados.