O inverno se aproxima, mas os termômetros já despencaram. As alterações do clima impactam não apenas a parte respiratória, aumentando casos de gripe, covid e outros problemas, mas todo o organismo sofre com o frio, em especial a pele, que é a principal barreira de proteção do nosso corpo.
A baixa temperatura e umidade do ar são péssimos para a pele. Somado a hábitos, como banhos mais quentes, pode causar danos no manto hidrolipídico, que protege o órgão, o que acaba desidratando a barreira natural, causando o envelhecimento precoce.
Conforme a médica dermatologista Vanessa Sokoloski Schirr, essa é uma época do ano em que se deve intensificar os cuidados com a pele, já que mudam suas necessidades nesse período. “Gosto sempre de enfatizar a importância da hidratação da pele, que está relacionada com uma boa hidratação por ingestão de água”, diz. Isso porque, explica a médica, a superfície da pele, onde fica a barreira cutânea, necessita ser refeita, a fim da manter uma boa proteção do maior órgão do corpo humano.
Além disso, Vanessa indica diminuir o tempo do banho, já que muitas vezes é difícil diminuir a temperatura da água nos dias muito frios, além de evitar usar buchas ou esponjas. Também, dar preferência a sabonetes neutros.
Procedimentos
Devido às vantagens de realizar procedimentos no inverno, muitas pessoas esperam o frio para realizar esses cuidados. Mas, como explica a dermatologista, grande parte dos tratamentos podem ser realizados durante o ano todo. “Como alguns podem deixar algum hematoma/ roxinho na pele, e sabemos que a exposição ao sol pode piorar essas manchas, alguns pacientes preferem realizá-los essa época do ano”, diz.
Entre os mais procurados, a médica cita os peelings, que, na sua avaliação, são os grandes queridinhos do inverno. “Como a pele reage com uma leve descamação e sensibilização, a recuperação em temperaturas amenas é mais favorável. Além disso, os fios de PDO, para flacidez abaixo dos olhos, e toxina botulínica, que são realizados através de diminutas agulhas e podem deixar um roxinho, são realizados com menos chance de manchas por exposição ao sol”, indica.
A grande dica de Vanessa para sua pele atravessar o inverno sem danos e chegar ainda mais bonita no verão é hidratá-la muito, tanto a pele do rosto quanto do corpo. “Mesmo que seja uma pele oleosa, já que oleosidade é diferente de pele hidratada. Precisamos manter nossa barreira cutânea preservada a fim de evitar dermatites, ressecamentos e coceira na pele que são as principais queixas no período”, finaliza.