A delegação do Paraná já está em Uberlândia (MG) para disputar a edição 2025 dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), principal competição do esporte escolar nacional, promovida pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). O evento reúne mais de 10 mil participantes de todo o Brasil, entre atletas, técnicos, árbitros e equipes de apoio, e segue até o dia 28 de outubro.
A cerimônia de abertura oficial está marcada para esta terça-feira (7), às 19h30, na Arena Sabiazinho, dando início a três semanas de disputas em 19 modalidades coletivas e individuais voltadas à categoria Sub-14.
Representatividade e investimento no esporte escolar paranaense
O Paraná conta com uma delegação formada por 264 pessoas, sendo 212 atletas, 39 técnicos e equipe de apoio. Os integrantes foram selecionados ao longo das etapas municipais, regionais e estaduais do Jogos Escolares do Paraná (JEPS), promovidos pela Secretaria de Estado do Esporte em parceria com a Secretaria da Educação.
O diretor de Esportes e chefe da delegação, Cristiano Barros D’El Rei, destacou que o trabalho iniciado em maio nas etapas regionais e aprofundado ao longo do segundo semestre mobilizou mais de 120 mil estudantes-atletas. O investimento do Governo do Estado em 2025 superou R$ 25 milhões, reforçando a política pública que alia esporte e educação na formação cidadã de jovens atletas.
Paranaenses mostram força nas competições de base
O desempenho recente do estado em eventos nacionais ressalta a força do esporte escolar paranaense. Em setembro, o Paraná conquistou o terceiro lugar geral nos Jogos da Juventude organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil, alcançando 79 medalhas e destacando a profundidade dos talentos formados na base.
Segundo Cristiano, integração entre Governo, Prefeituras e Núcleos Regionais de Educação garante capilaridade dos projetos e valorização dos profissionais envolvidos em todas as etapas dos jogos.
Programação dos Jogos Escolares Brasileiros 2025
A edição 2025 dos JEBs apresenta organização por blocos de modalidades ao longo das três semanas de evento:
- 7 a 12 de outubro: badminton, futsal, natação, tênis de mesa, voleibol e vôlei de praia
- 15 a 18 de outubro: atletismo, atletismo adaptado, ciclismo, ciclismo virtual, ginástica rítmica, judô e taekwondo
- 21 a 26 de outubro: basquetebol, ginástica artística, handebol, karatê, wrestling e xadrez





