Departamento de cultura de Pato Branco inaugura Museu Itinerante em julho

Aline Vezoli*

O departamento de cultura da Prefeitura de Pato Branco está revitalizando peças do Museu Histórico José Zanella, que ficava em anexo ao Teatro Municipal, para realizar ações culturais que são possíveis durante o período da pandemia da covid-19.

No momento, a secretaria está limpando, restaurando, classificando e catalogando as peças que serão expostas, para que a inauguração de um museu itinerante seja realizada ainda no mês de julho. Nesse primeiro momento, o local definido para a exposição foi a antiga Casa do Artesão, com o tema referente ao dia do colono, que é comemorado em 25 de julho.

Nesse modelo de museu itinerante, o local, o tema e as peças serão alterados a casa três meses. O objetivo dessa ação, segundo a gestora cultural do departamento de cultura do município, é “preservar o acervo e incentivar a consciência histórica e o direito ao patrimônio cultural de Pato Branco”. Daiane fala que, como cada trimestre contará com um tema diferente, as peças não utilizadas em um determinado momento, serão organizadas adequadamente em uma reserva.

A data exata da inauguração ainda não está definida, mas a gestora garante que a visitação será gratuita, aceitando no máximo cinco pessoas por vez, para respeitar as normas da vigilância sanitária, sendo obrigatório o uso de máscara, distanciamento social e uso de álcool em gel, que será disponibilizado na entrada do local.

Arrecadação de objetos

Com o intuito de arrecadar objetos e aumentar o acervo do museu, o departamento de cultura do município de Pato Branco lançou a campanha “Você faz parte desta história”. Para participar, a comunidade pato-branquense está sendo convidada a realizar doações de peças históricas que tenham armazenados em casa. As peças doadas farão parte do patrimônio cultural do município e precisam estar em bom estado de conservação.

Serão aceitos itens como documentos, coleções pessoais, passaportes antigos, álbuns, utensílios, brinquedos, mobiliários, fotografias, acessórios, relatos de histórias de vida que representem a imigração germânica, italiana e de outras etnias que fizeram parte da cidade.

Os interessados em realizar a doação podem entrar em contato através do e-mail patobrancocultura@gmail.com, informando a descrição dos itens que deseja doar, imagens, nome completo, contatos pessoais e informações sobre a família e país de origem. ou pelos telefones (46) 99136-9051 e (46)3220-6026. O doador precisará assinar um termo cedendo a peça e ficará registrado quem realizou a doação e a história do item. 

*Com supervisão de Marcilei Rossi

você pode gostar também
Deixe uma resposta