Neste sábado (18), o Departamento de Trânsito de Pato Branco iniciou, em conjunto com o 13º Batalhão da Polícia Militar (13º BPM) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a Semana Nacional do Trânsito, que segue até o próximo dia 25.
Sob o lema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, a Semana tem o objetivo de gerar atitudes coletivas visando reduzir os acidentes e preservar a vida.
Conforme a diretora do Depatran, Marines Boff Gerhardt, o trânsito é uma responsabilidade diária do Depatran e dos demais parceiros citados, porém o Conselho Nacional do Trânsito instituiu a Semana Nacional do Trânsito para que, de uma forma mais intensa, a sociedade seja convidada a participar de ações de conscientização.
Entre as ações pensadas para esse ano, Marinês diz que o Depatran vai distribuir um flyer com as informações das cinco autuações mais comuns no município (veja box).
A diretora lembra ainda que nesta gestão algumas melhorias já foram feitas pelo trânsito de Pato Branco, entre elas a utilização de câmeras de lapela, que estão sendo usadas por todos os agentes durante o trabalho e trazendo mais segurança ao servidor e ao usuário, e os parquímetros, a fim de auxiliar no estacionamento rotativo, para que o cidadão que não tenha o aplicativo no celular possa estacionar seu veículo. “Há também convênio com seis empresas no Centro para compra de crédito e regularização de notificação”, informa.
Marinês diz ainda que estão sendo realizadas pinturas para demarcação de vagas, aumentando o número de vagas especiais, de idosos e as de curta duração.
Cinco autuações mais comuns no município
- Uso do celular ao volante
- Deixar de dar preferência ao pedestre na hora da conversão
- Uso de vaga especial sem credencial
- Uso vaga de curta duração sem respeitar as indicações da sinalização
- Falta de regulamentação de notificação por falta de ticket ativo, deixando que vire uma multa.
Comentários estão fechados.