Segundo o departamento, recursos devem ser aplicados em estudo para a instalação de fiscalização eletrônica; aquisição e instalação dos equipamentos de fiscalização; software para levantamento e tratamento de dados de acidentes de trânsito; remoção das lombadas e sinalização do trânsito
Esta semana está sendo votado na Câmara Municipal de Pato Branco, o Projeto de Lei nº 45, de 2022, que solicita abertura de crédito suplementar, de R$ 3.018.876,40, junto à Secretaria de Engenharia e Obras, para atender as necessidades do Departamento Municipal de Trânsito (Depatran).
Pelo projeto encaminhado ao Legislativo, o recurso deve ser investido para ações que vão desde a realização e estudo técnico para a instalação de equipamentos de fiscalização eletrônica (R$ 32 mil); bem como a aquisição e instalação dos equipamentos de fiscalização (R$ 900 mil); mas também compreende aquisição de veículos; instalação do software para levantamento e tratamento de dados de acidentes de trânsito; remoção das lombadas; e sinalização do trânsito, o que também inclui pintura com tinta termoplástica.
O chefe do Depatran, Robertinho da Luz Dolenga, em entrevista ao Diário do Sudoeste afirmou que a intenção é implementar algumas ações de trânsito na cidade.
No passado já se falava em realização de estudo para apontar demandas do trânsito, ao que Dolenga explica que foram feitos levantamentos pela UTFPR referente a excesso de velocidade e pontos de incidência de acidentes, contudo, de acordo com o chefe do Depatran, o estudo que o órgão pretende realizar é referente a implantação de controladores eletrônicos de velocidade.
“O estudo irá, por meio de alguns critérios, nos dizer se é viável pelo ponto de vista legal e pelo ponto de vista técnico porque existem critérios e circunstâncias que devem ser observados para a implantação de um dispositivo controlador eletrônico de velocidade”, disse Dolenga
No documento enviado para a Câmara, também foi apontada a intenção de remoção lombadas, ao que Dolenga afirma que “a ideia por parte do Depatran é retirar algumas lombadas físicas porque com a implementação das lombadas eletrônicas não tem necessidade das lombadas físicas. Vamos colocar as lombadas eletrônicas nos pontos que efetivamente se necessitam”, no entanto, para que isso de fato ocorra também é necessário a realização do estudo de viabilidade da fiscalização eletrônica.
Sinalização
Ainda integram o pacotão de recursos solicitados pelo Depatran ao Legislativo itens para a sinalização, seja vertical ou horizontal.
Em termos de pintura de vias, Dolenga explica que a intenção é adquirir pintura termoplástica, que garante maior durabilidade na sinalização. A intenção de acordo dom do chefe do Depatran é de que este material seja aplicado principalmente na área central e de maior circulação de veículos.
“Hoje a pintura que fazemos é a convencional, com durabilidade média de seis meses. A sinalização termoplástica tem durabilidade de três anos, o que significa dizer que o município terá um ganho em relação a isso na aplicação do serviço de sinalização”, comentou Dolenga.
A intenção também é adquirir um novo software para o sistema semafórico, que de acordo com o Depatran deve dar maior funcionalidade, permitindo que o conjunto semafórico se adeque, de forma automática, a realidade da via.
Dolenga lembra que os semáforos atuais estão programados de acordo com os horários de maior fluxo, mas com programação prévia, porém, o objetivo é ter semáforo inteligente, assim, “ter a possibilidade de forma autônoma, abrir o sinal e deixar por mais tempo de acordo com o que ele visualiza porque terá a câmera e se verificar que não há fluxo naquela via”, explica.
Semáforo de pedestres
Não necessariamente preconizado no pacote enviado ao Legislativo, o Depatran deve em um curto intervalo de tempo implementar semáforos sonoros, para auxiliar deficientes visuais.
De acordo com Dolenga o primeiro dispositivo deve ser alocado no cruzamento da rua Silvio Vidal com a Tocantins, no entanto, ele também revela que na avenida Tupi, nas proximidades do Sesc dever ser instalado um semáforo, onde o pedestre poderá acionar por botoneira.
Dolenga também comentou o que pode ser um passo seguinte do trânsito na avenida Tupi, na zona Norte, onde do cruzamento com a Osvaldo Aranha até o trevo do Patinho, o Município, pretende por meio da Secretaria de Engenharia e Planejamento Urbano realizar a recuperação da pavimentação asfáltica.
Conforme Dolenga “a ideia de quando for revitalizado o asfalto que se faça também uma readequação das calçadas, dos acessos, da sinalização, nós percebemos que existem alguns pontos nesse trecho que há uma dificuldade de trânsito. A ideia é diminuir essa dificuldade com algumas medidas. Então, nós teremos sim a adoção de algumas medidas.”