O Monumento Rodoviário Curitiba/Palmas, criado pelo renomado artista Poty Lazzarotto e localizado às margens da PRC-280, em Palmas, começou a ser restaurado. A obra, que conta a história do povoamento da região por meio de símbolos como o indígena, o tropeiro, o gado, a Araucária, o pinhão, e as estações do Sol e da Lua, está recebendo um investimento de R$ 210 mil. A iniciativa foi viabilizada por um pedido do deputado estadual Luiz Fernando Guerra, atendido pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).
Preservação do Patrimônio Cultural
A empresa responsável pela restauração já iniciou os trabalhos, após ter seu projeto aprovado pelos órgãos reguladores e de patrimônio cultural. O objetivo é preservar essa importante obra, tombada em 2015, garantindo que futuras gerações possam apreciá-la. “Essa obra foi um marco na inauguração da rodovia PRC-280 em 1978, uma via essencial para o desenvolvimento do Sudoeste do Paraná. O trabalho de Poty Lazzarotto é uma peça fundamental da nossa história, e precisamos preservar a cultura para as próximas gerações”, destacou o deputado Luiz Fernando Guerra.
João Zezo, morador de Palmas, ressaltou o valor dessa intervenção: “Não fosse a dedicação do deputado Guerra, essa obra poderia se perder nas sombras do esquecimento.”
O trabalho segue normas rigorosas da Coordenação do Patrimônio Cultural e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). As etapas incluem:
- Limpeza geral
- Tratamento de fissuras, trincas e rachaduras
- Impermeabilização de superfícies
- Recuperação das juntas de dilatação
- Reposição de placas de concreto e tijolos cerâmicos
- Remoção de pichação e outras inserções não originais
- Reposição das placas de inauguração
Restauração da PRC-280
Além da obra de arte, o deputado Luiz Fernando Guerra tem sido um defensor ativo da revitalização da PRC-280, uma das principais rotas logísticas do Paraná. A rodovia, essencial para o transporte de cargas entre o Oeste do estado e o Porto de Paranaguá, está em fase de reconstrução. A restauração foi dividida em três etapas, e a segunda fase, entre Palmas e Clevelândia, está em andamento, com cerca de 90% dos trabalhos concluídos. A primeira fase foi finalizada em março de 2023, enquanto a terceira fase, de Clevelândia a Pato Branco, começou recentemente.
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A reconstrução utiliza a técnica de whitetopping, uma das mais modernas do Brasil, oferecendo maior durabilidade e segurança para os usuários da rodovia.
A PRC-280 é uma ligação estratégica entre o Sudoeste e a capital do estado, além de ser uma rota essencial para os portos de Paranaguá e Santa Catarina. As melhorias na infraestrutura visam reduzir os índices de acidentes e fortalecer o desenvolvimento econômico da região.
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