
O deputado estadual Luiz Fernando Guerra (União), presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), reforçou a importância da desburocratização para o fortalecimento do setor industrial durante o lançamento da Agenda Legislativa da Indústria – 2025, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), na última terça-feira (15).
Durante o evento, Guerra ressaltou que a indústria é um dos principais motores do desenvolvimento socioeconômico paranaense e defendeu que o Estado atue como aliado estratégico do setor produtivo.
“A indústria paranaense é uma das grandes responsáveis por manter o nosso estado em movimento. Não estamos falando apenas de máquinas, investimentos e grandes estruturas. Estamos falando de emprego, dignidade e oportunidade para milhares de famílias”, afirmou o parlamentar.
A defesa do setor industrial é respaldada por dados positivos. Segundo a Pesquisa Industrial Mensal (PIM), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial do Paraná cresceu 4,2% em 2024, desempenho superior à média nacional, que foi de 3,1%.
O Paraná teve o segundo melhor desempenho industrial da região Sul, atrás apenas de Santa Catarina (7,7%) e à frente do Rio Grande do Sul (0,6%). Em âmbito nacional, o estado superou resultados de importantes polos industriais brasileiros, reafirmando sua posição de destaque no cenário produtivo.
Estado deve facilitar, não dificultar, diz Guerra
Guerra defendeu uma atuação mais eficaz e estratégica do poder público para remover entraves e impulsionar o crescimento do setor.
“Em tempos de burocracia excessiva, de tributações confusas e insegurança jurídica, é nosso dever trabalhar para destravar o caminho de quem produz, de quem investe, de quem emprega. O desenvolvimento sustentável do Paraná depende de um tripé claro: infraestrutura, qualificação e desburocratização”, afirmou.
Segundo o deputado, o Legislativo estadual tem papel essencial na construção de um ambiente de negócios mais saudável:
“Não é função do Estado atrapalhar. É função do Estado organizar, facilitar, proteger quem produz e garantir que as regras do jogo sejam justas para todos. Somos parceiros da indústria, como sempre fomos, mas com um novo olhar: o de quem entende que desenvolvimento econômico precisa caminhar junto com estabilidade, visão de longo prazo e escuta ativa”, concluiu.
Agenda Legislativa da Indústria – 2025
A Agenda Legislativa da Indústria é uma iniciativa da FIEP que reúne propostas e projetos de interesse estratégico para o setor industrial, com o objetivo de promover competitividade, inovação e geração de empregos no Paraná. O documento é apresentado anualmente ao Legislativo e ao Executivo estadual como forma de nortear políticas públicas alinhadas com os interesses do setor produtivo.
Receba as nossas notícias pelo Whatsapp
Comentários estão fechados.