O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou o resultado final da licitação para elaboração do anteprojeto de restauração e ampliação da PRC-158, entre o município de Vitorino e a divisa com Santa Catarina, na região Sudoeste do Paraná.
O Consórcio Arkevia – JB, formado pelas empresas Arkevia Engenharia, Construção e Consultoria Ltda. e J.B. Forest Ltda., foi declarado vencedor após o encerramento do prazo para apresentação de recursos pelas demais concorrentes. O contrato, estimado em R$ 522.886,50, será assinado após a homologação oficial do resultado.
O trecho de 13,13 quilômetros da PRC-158 receberá estudos detalhados para a restauração completa do pavimento e melhorias significativas na infraestrutura viária. O anteprojeto contemplará a implantação de acostamentos, terceiras faixas em segmentos críticos, readequação da interseção no perímetro urbano de Vitorino e nova interseção de acesso à comunidade São Braz.
Além disso, o estudo incluirá soluções para:
- Sinalização e iluminação pública no trecho urbano;
- Correção de curvas perigosas e melhoria na geometria da via;
- Adequação dos acessos existentes;
- Sistema de drenagem pluvial.
O prazo para a conclusão do anteprojeto é de 11 meses, contados a partir da assinatura do contrato. Os trabalhos começam com estudos preliminares de segurança viária e traçado, além de diagnóstico ambiental, análise de interferências, contagem de tráfego, ensaios geotécnicos, levantamentos topográficos e análises estruturais do pavimento atual.
Durante a fase de concepção, o consórcio desenvolverá o plano funcional, o projeto geométrico e o projeto das interseções, bem como a primeira etapa dos estudos ambientais. Na fase de desenvolvimento, serão elaborados os projetos executivos de pavimentação, drenagem, restauração, capacidade e segurança, além da segunda parte do estudo ambiental.
Após a aprovação pelo DER/PR, o anteprojeto servirá como base técnica para a futura licitação da obra, que visa modernizar e tornar mais segura a PRC-158, um importante corredor logístico entre o Paraná e Santa Catarina.
Comentários estão fechados.