O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), homologou o resultado da licitação para elaboração do anteprojeto de restauração e ampliação da PRC-158 no trecho entre Vitorino e a divisa com Santa Catarina, na região Sudoeste do Estado. O investimento total é de R$ 522.886,50.
O segmento possui 13,13 quilômetros de extensão, e terá melhorias estruturais que visam aumentar a segurança, otimizar o fluxo de veículos e aprimorar as condições de trafegabilidade. A iniciativa é parte do plano de aprimoramento das rodovias estratégicas do Paraná, que conectam polos econômicos ao eixo sul do país.
A publicação oficial ocorreu no Diário Oficial do Estado, e o resultado confirmou a escolha do Consórcio Arkevia – JB, formado pelas empresas Arkevia Engenharia, Construção e Consultoria Ltda. e J.B. Forest Ltda.. As empresas devem apresentar a documentação necessária para assinatura do contrato.
Anteprojeto detalha novas soluções para o trecho
O anteprojeto da PRC-158 prevê obras abrangentes, incluindo:
- Restauração total do pavimento existente;
- Implantação de acostamentos e terceiras faixas em trechos críticos;
- Readequação da interseção no perímetro urbano de Vitorino;
- Nova interseção de acesso à comunidade São Braz;
- Correção geométrica de curvas perigosas;
- Melhorias no sistema de drenagem e sinalização;
- Instalação de iluminação pública no perímetro urbano;
- Adequação de acessos regulamentados e medidas para reforçar a segurança viária.
Essas ações têm como objetivo reduzir acidentes, garantir fluidez ao tráfego regional e fortalecer a ligação com o estado catarinense, ampliando o potencial de transporte e comércio entre as regiões Sudoeste e Sul.
Estudos e prazos para execução
O prazo para elaboração do anteprojeto é de 11 meses, contando a partir da assinatura do contrato. As etapas iniciais incluem estudos de segurança de trânsito e traçado, seguidos de diagnóstico ambiental, levantamentos topográficos, contagem de tráfego e ensaios geotécnicos.
Durante esse período, também serão realizados estudos complementares sobre interferências, impacto ambiental e condições estruturais do pavimento atual.
Após a conclusão e aprovação pelo DER/PR, o anteprojeto servirá como base para a contratação integrada da obra definitiva, que incluirá o projeto executivo de engenharia e a execução dos serviços em uma única empreitada.
Modernização da infraestrutura viária no Sudoeste
A restauração da PRC-158 integra o plano estadual de modernização das vias estratégicas do Sudoeste do Paraná, reforçando a conectividade com Pato Branco, São João e Mariópolis e com a região Oeste de Santa Catarina.
Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Logística, obras dessa natureza têm impacto direto no desenvolvimento regional, promovendo o escoamento da produção agrícola e industrial e a redução do custo logístico para transportadores locais.