O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), realizou nesta sexta-feira (28) a sessão de abertura das propostas para a contratação do anteprojeto de ampliação e restauração da PRC-158, no trecho entre Vitorino e a divisa com Santa Catarina, no Sudoeste do estado.
Seis empresas apresentaram suas propostas técnicas e comerciais, que agora passarão por análise da comissão de contratação do DER/PR. A divulgação das notas das propostas está prevista para o dia 25 de abril.
Objetivo do anteprojeto
O anteprojeto contemplará soluções para a restauração total do pavimento no trecho de 13,13 quilômetros da PRC-158. Entre as melhorias previstas, estão:
- Implantação de acostamentos;
- Construção de terceiras faixas em segmentos críticos;
- Readequação da interseção no perímetro urbano de Vitorino;
- Implantação de interseção no acesso à Comunidade São Braz;
- Melhoria do sistema de drenagem;
- Instalação de sinalização e iluminação no trecho urbano;
- Adequação dos acessos regulamentados;
- Correção da geometria de curvas perigosas.
Fases do projeto
O prazo para a elaboração do anteprojeto é de 11 meses, contados a partir da assinatura do contrato. O desenvolvimento ocorrerá em três fases:
- Fase preliminar: Estudos de segurança viária, traçado, diagnóstico ambiental, análise de interferências, contagens de tráfego, estudos geológicos, levantamentos topográficos, ensaios de campo e sondagens geotécnicas.
- Fase de concepção: Elaboração do plano funcional, projeto geométrico, projeto de interseções e a primeira parte do estudo ambiental.
- Fase de desenvolvimento: Projetos de pavimentação, drenagem, restauração, demais estudos ambientais e de engenharia.
Após a conclusão e aprovação pelo DER/PR, o anteprojeto servirá como base para a futura licitação e execução das obras de ampliação e restauração da PRC-158.
Receba as nossas notícias pelo Whatsapp
Comentários estão fechados.