Desafio da identificação e atendimento de alunos superdotados será tema na ALEP

Na próxima segunda-feira (12), a Assembleia Legislativa do Paraná receberá a professora Karina Paludo, doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), para abordar um tema de extrema relevância: a identificação e o atendimento especializado a alunos com altas habilidades, popularmente conhecidos como “superdotados” ou “gênios”. A palestra ocorrerá às 14h30, durante a abertura da sessão plenária, atendendo ao convite do deputado Evandro Araújo (PSD), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Pessoa com Deficiência.

Lei Estadual Pioneira

Evandro Araújo, autor da Lei estadual nº 21.743, de 10 de novembro de 2023, destacou a importância de capacitar profissionais da rede de ensino para identificar e atender alunos superdotados desde a educação infantil até o ensino médio. A legislação, pioneira no Brasil, busca desenvolver as potencialidades desses alunos em um ambiente apropriado, com ações conjuntas entre escola e família, visando o pleno desenvolvimento intelectual e emocional dos estudantes.

Dia Internacional das Altas Habilidades/Superdotação

O evento ocorre próximo ao Dia Internacional das Altas Habilidades/Superdotação, comemorado em 10 de agosto. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 5% da população mundial apresenta características superdotadas, muitas vezes perceptíveis desde a infância. Essas crianças demonstram rapidez na aprendizagem, facilidade para abstração e análise, e um vocabulário avançado, entre outras características.

Estatísticas e Desafios no Brasil

De acordo com o Censo Escolar 2023, o Brasil contabiliza 38.019 estudantes com altas habilidades ou superdotação. A maior concentração desses alunos está no ensino fundamental, com 62,90% das matrículas na educação especial. Esses números destacam a necessidade urgente de políticas públicas que promovam uma educação especial e inclusiva.

Sobre a Palestrante

Karina Paludo é especialista em Educação Especial e Inclusiva, com ampla experiência em temas como Altas Habilidades/Superdotação, Identidade e Resiliência. Além de sua atuação acadêmica, Karina é membro do Conselho Brasileiro para Superdotação e da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação, e dedica-se à formação de professores, orientação familiar, e atendimento clínico de superdotados.

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Compromisso com uma Educação Inclusiva

A palestra promete aprofundar a discussão sobre a educação especial e inclusiva, ressaltando a importância de estratégias que garantam o desenvolvimento integral de alunos com altas habilidades no Paraná.

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