Mês vem se mostrando como o momento mais delicado do enfrentamento à pandemia
De março de 2020, quando os primeiros números da pandemia começaram a ser divulgados em Pato Branco, até ontem (25), 9.199 pessoas tiveram exames positivados para covid-19. Deste total, 1.697 casos foram confirmados somente no mês de maio de 2021, ou seja, 18,4% dos casos até então.
Com 14 meses de adoção de protocolos sanitários para o controle da pandemia, o mês atual vem sendo, para Pato Branco, o momento mais crítico do enfrentamento do vírus, que já vitimou 189 pessoas no município, e 452.031 no Brasil.
Dados do Boletim Diário do Coronavírus, divulgado pelo Município, apontam para uma nova situação caótica no sistema de saúde, que já foi posto à prova em vários momentos desde que os primeiros casos foram identificados.
O mais novo boletim revelou que, dos 261 exames liberados nessa terça-feira, 108 pacientes positivaram para a covid, ou seja, 41,3%. Ainda de acordo com os dados do Município, 1.241 pessoas aguardavam o resultado dos exames coletados e cinco pessoas faleceram em decorrência a complicações provocadas pela doença.
Quinzena
Também com base nos dados dos boletins divulgados pelo Município, de quarta-feira (19) até ontem, 559 pessoas positivaram para a covid-19, números que somente não são maiores do que os da semana anterior. De 12 a 18 maio, 572 casos foram confirmados em Pato Branco.
Foi neste intervalo de tempo que o município teve o maior número de confirmações em um único dia. Em 17 de maio, foram confirmados 133, quando naquela ocasião ocorreu a liberação de 243 exames.
Ocupação de leitos
Ainda chama a atenção no boletim divulgado nessa terça os índices de ocupação de leitos exclusivos para a covid-19.
De um total de oito leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta, 11 estão ocupadas, o que equivale a 137%. A sobrecarga do sistema de saúde também é observada nos leitos de enfermaria adulta.
São 25 leitos e segundo o boletim do Município, 40 estavam ocupados, revelando uma superlotação que chegou a 160%.
Vacinômetro
Dados do Vacinômetro da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), atualizados no início da noite de ontem, revelam que 17.343 pessoas foram imunizadas em Pato Branco com a primeira dose contra a covid-19.
O índice de doses aplicadas é de 91,4%, com relação aos imunizantes recebidos para a primeira aplicação.
Com relação a segunda dose, foram até o momento aplicadas 9.271 pessoas. Ou seja, 90,2% das doses recebidas para a completar o esquema vacinal foram utilizadas.
De acordo com o Vacinômetro, do início da vacinação até agora, o grupo prioritário que mais recebeu as doses dos imunizantes, é o dos trabalhadores de saúde.
Nesta categoria, 3.790 pessoas receberam a primeira dose e 2.933, a segunda.