Detran presta contas na Assembleia sobre digitalização de serviços

Iniciativa detalha ferramentas digitais do Detran-PR e destaca ganhos em agilidade, segurança e acessibilidade para milhões de paranaenses

A transformação digital dos serviços do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) foi o tema central da audiência pública realizada nesta quarta-feira (7), na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep). O encontro, proposto pelo deputado Batatinha (MDB), líder do Bloco Temático Digital e da Inovação, teve como objetivo ampliar o conhecimento da população sobre as ferramentas disponíveis nos canais digitais do órgão.

“Muitas vezes a população não conhece os benefícios que tem à disposição. O Bloco Digital precisa entender e ajudar a divulgar esses serviços”, afirmou o parlamentar na abertura do evento.

Com o apoio de vídeos institucionais, o Detran apresentou o funcionamento do aplicativo Detran Inteligente, que oferece mais de 90 funcionalidades digitais, entre elas: renovação da CNH, agendamento de exames, emplacamento digital, transferência de veículos, entre outros.

Digitalização amplia acesso e reduz burocracia

Desde 2020, o número de atendimentos digitais saltou de 2 milhões para 6 milhões anuais, consolidando o Detran Digital como referência nacional em modernização. O sistema atende cerca de 6 milhões de condutores e uma frota de 8,6 milhões de veículos no Paraná.

Segundo Adriano Furtado, diretor-geral do Detran-PR, a meta é continuar ampliando o acesso:

“Trabalhamos para colocar todos os nossos serviços no meio digital. É um esforço permanente para facilitar a experiência do usuário.”

Carlos Vitor Kaimoto, diretor de Tecnologia e Informação do Detran-PR, detalhou as etapas da digitalização, que incluem microsserviços, auditorias, design sprint, pesquisas com usuários e parcerias com a Celepar.

“Estamos usando a velocidade da tecnologia para que o cidadão tenha mais tempo livre e menos pressa. O que antes era perdido em filas agora é usado para o que realmente importa.”

Serviços técnicos e agilidade para despachantes

Durante a audiência, Eduardo Schuelter, chefe da divisão de atendimentos veiculares, explicou os avanços na digitalização de serviços voltados a despachantes e frotistas, como licenciamento e primeiro emplacamento, que passaram a ser executados de forma instantânea.

Osvaldo Messias, diretor de Operações do Detran, destacou que a transferência de veículos, antes presencial, agora é feita inteiramente online.

“Despachantes que antes precisavam viajar até 12 km em cidades sem unidade da Ciretran agora fazem tudo digitalmente. O processo, que levava até três dias, é finalizado em um único dia.”

Outro destaque foi a autobiometria para atualização da foto da CNH, ainda em fase de testes. A tecnologia permitirá que a imagem seja atualizada diretamente pelo app, sem intervenção humana.

Segurança e proteção de dados

A presidente da Comissão de Direito Digital e Proteção de Dados da OAB/PR, Letícia Menegaço de Camargo, destacou que o Detran tem adotado medidas alinhadas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), mesmo diante da ausência de legislação específica sobre inteligência artificial.

“A LGPD nos oferece meios para garantir o tratamento responsável dos dados, inclusive quando há uso de tecnologias emergentes.”

A audiência contou com a participação de representantes de diversos órgãos e entidades, como: Luiz Fernando Gaspari, diretor de Gestão de Pessoas do Detran-PR, Edgar Santana, delegado da Delegacia de Delitos de Trânsito, Gilmar José de Deus, secretário de IA do TRE/PR, Douglas Bienert, presidente do Fórum das Entidades Vinculadas ao Detran, Tenente-coronel Ribas, do BPTrans e Justino Rodrigues da Fonseca, do Sindicato dos CFCs do Paraná

O evento reforçou o compromisso do poder público com a inovação no serviço público e a busca contínua por mais eficiência, acessibilidade e segurança para os cidadãos.

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