Pe. Lino Baggio
O Advento é um tempo especial do Ano Litúrgico, no qual os cristãos se preparam para a celebração do Natal do Senhor. Até mesmo a palavra advento significa preparação, em vista de alguém que há de chegar. E quem está por chegar é o Menino Deus. É por isso que nos preparamos para a comemoração da festa do nascimento de Jesus Salvador, na Gruta de Belém.
O tempo de Advento, que se iniciará no próximo domingo, acontece durante as quatro semanas que antecedem o Natal. É um tempo de espera, de vigilância, de atenção e de cuidado. É um tempo semelhante aos dias que antecedem o nascimento de uma criança, algo que tantos de nós vivenciamos nas nossas famílias e em nossas comunidades. Trata-se, pois, de um tempo muito bonito e cheio de expectativas: uma criança vai nascer! Por isso, o Advento tem esse sentido tão importante em que as famílias e comunidades cristãs, enquanto aguardam, olham para o “presépio” na certeza de que, logo mais, Deus virá visitar seu povo, por meio de uma criança. É esse menino que as reflexões do Advento nos ajudam a esperar, na certeza de que Deus virá a nós, nas feições de uma criança.
Neste clima espiritual do Advento, precisamos preparar-nos bem para o Natal. Por isso, vamos participar dos encontros, da novena de Natal. É importante reunir crianças, jovens, adultos e idosos ao redor da Palavra de Deus. Durante os nossos encontros, aproveitemos para refletir sobre as nossas famílias de “forma construtiva”. Com isso não queremos negar as dificuldades, mas, partindo do que é positivo, vamos nos animar para superar o que é negativo.
Além disso, vamos participar das celebrações nas comunidades, dar especial atenção à escuta da Palavra de Deus, procurando uma ocasião para uma boa confissão, além das práticas de caridade solidária, da busca de uma vida cristã autêntica.
Que a vida de cada um de nós se transforme num presépio vivo, para o qual as pessoas olham e enxergam Jesus. Como os pastores, ouçamos a grande notícia: “Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que será também a de todo o povo: hoje, na cidade de Davi, nasceu para nós o Salvador, que é o Cristo Senhor” (Lc 2,10-11).
Que todos sejamos abençoados através das graças dos encontros e da novena, aguardando a vinda do menino Jesus, como Maria o esperou.
SAC, Vigário Paroquial na Paróquia São Roque – Coronel Vivida
Comentários estão fechados.