Dia D contra a pólio e de multivacinação

Mesmo sendo direcionado para regularização de cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes, toda a população pode colocar em dia o esquema vacinal neste sábado

*Com informações da Agência Brasil

Neste sábado (20), em todo o Brasil está sendo organizado o Dia D de vacinação contra a poliomielite e de multivacinação para atualização da carteira de vacinação. A campanha foi aberta pelo Ministério da Saúde no dia 8 de agosto e vai até 9 de setembro, envolvendo a aplicação de doses das 18 vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente.

A imunização contra a pólio é destinada aos menores de 5 anos. Para a atualização das vacinas de rotina (multivacinação), o público-alvo inclui os menores de 15 anos.

Conforme a responsável pelo Setor de Imunização, Emanoeli Stein neste momento apenas 10% do público-alvo da campanha de vacinação de poliomielite foi imunizado neste ano, enquanto que a meta a ser atingida é de 95%.

A vacinação da pólio será aplicada na praça Presidente Vargas e em toadas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das 9h às 16h, quando também será feita a multivacinação, para regularizar o esquema vacinal do público em geral.

“No caso da multivacinação, somente vamos aplicar os imunizantes nas salas de vacina, tanto nos bairros como central”, explica Emanoeli pontuando que será possível a vacinação contra a covid-19, seja reforço, dose 1 e dose 2, além da vacinação contra a influenza.

Vacinas disponíveis

O Ministério da Saúde preconizou que as vacinas disponíveis para o Dia D são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Estarão disponíveis para os adolescentes as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

Poliomielite

Para a campanha contra a pólio, o público-alvo é formado pelas crianças menores de 5 anos. Crianças menores de 1 ano deverão ser vacinadas conforme a situação encontrada para o esquema básico. As crianças de 1 a 4 anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

Covid-19

Conforme o vacinômetro divulgado pelo Município na quinta-feira (18), Pato Branco recebeu 230.054 doses de imunizantes contra a covid-19.

Da população pato-branquense estimada, 88,79% recebeu a primeira dose do imunizante; 92,42% a segunda dose; 58,37% a primeira dose de reforço e 26,10% a segunda dose de reforço.

Com relação a vacinação de crianças e adolescentes Emanoeli comenta que Pato Branco possuiu 8.443 pessoas com idade de 5 a 11 anos, e que deste total, 6.603 foram imunizados até a tarde de sexta-feira (19). Já com relação ao público de 3 e 4 anos que deve ser imunizado contra a covid-19, o Ministério da Saúde, não repassou ainda a população alvo até o momento, mesmo que a vacinação já tenha iniciado ainda em 25 de julho.

No caso da vacinação de crianças de 3 e 4 anos, para a vacinação é importante os pais, ou responsáveis, terem em mãos os documentos pessoais da criança, com foto, carteira de vacina e comprovante de residência.

Emanoeli alerta para a importância da imunização das crianças, pois “além de prevenir a transmissão do vírus, auxilia na imunização indireta da população, já que aumentará a cobertura vacinal e diminuirá a circulação do vírus”.

você pode gostar também
Deixe uma resposta