A Secretaria de Saúde de Pato Branco, por meio do setor de Vigilância Ambiental, realiza na sexta-feira (26), o Dia D de Combate à Dengue. A data foi estipulada pelo Ministério da Saúde para ampliar a conscientização sobre a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Em Pato Branco, a ação será concentrada na praça Getulio Vargas, das 9h às 16h, onde a população poderá ser orientada e tirar dúvidas em relação ao combate do vetor.
Só neste ano epidemiológico, segundo dados da Vigilância em Saúde, apenas um caso foi confirmado. Neste momento não há nenhum caso em investigação.
O ano epidemiológico inicia em setembro e vai até abril, pois nesse período há maior preocupação com a transmissão da doença, devido aos fatores climáticos favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti em ambientes quentes e úmidos.
A infecção por dengue pode ser assintomática, ter sintomas leves ou graves, podendo levar à morte. Normalmente, a primeira manifestação é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Em alguns casos também apresenta manchas vermelhas na pele.
Na fase febril inicial da dengue, pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Comentários estão fechados.