Teve início às 9h deste sábado (3) e segue até às 16h, em Pato Branco, o Dia D de vacinação contra a Influenza (H1N1), realizado pela Secretaria Municipal de Saúde.
Conforme a coordenadora do programa de imunização de Pato Branco, Emanoeli Stein, nesse início de atividades ainda não há avaliação da procura da população junto às unidades básicas de saúde.
Contudo, na praça Presidente Vargas, onde está situado o principal ponto de aplicação de doses, a procura é grande. “Tem fila e eu acredito que a adesão será boa, porque havia muitas pessoas aguardando a vacina da Influenza, a qual ajuda também na proteção delas”, diz.
Podem se imunizar contra a H1N1 todas as pessoas acima dos seis meses de idade e que não tenham recebido a vacina contra a covid-19 em um intervalo de, no mínimo, 14 dias.
“Quem tem alergia grave ao ovo, é preciso de assistência para fazer a vacina e até mesmo, às vezes, é contraindicada. Além disso, para as pessoas que tiveram diagnóstico de covid-19, orienta-se aguardar os 30 dias para fazer a vacina da Influenza também”, finaliza a coordenadora, convidando a população pato-branquense.