Na manhã desta terça-feira (21), Dia da Árvore, o Município de Pato Branco realizou uma ação de conscientização a respeito da preservação de matas ciliares, em conjunto com a Cooperativa Agropecuária Tradição (Coopertradição). O encontro foi promovido na sede da cooperativa, em Pato Branco, e reuniu agricultores cooperados que vivem na bacia do rio Pato Branco.
De acordo com Keli Starck, secretária municipal do meio ambiente de Pato Branco, na ocasião foram repassadas informações sobre a importância da preservação de mananciais. A ação foi promovida em parceria com o Ministério Público e o Instituto Água e Terra (IAT).
Keli conta que esta foi uma das ações que estão sendo promovidas por conta da data. Nesta quarta-feira (22) está programado para às 8h30 o plantio de mudas de árvores no parque do Alvorecer, atividade feita em parceria com vários clubes de Rotary. O plantio estava programado para esta terça (21), mas foi transferido por conta da chuva.
Ainda nesta quarta-feira (22), será feito um plantio de árvore na propriedade de um dos agricultores participantes da conscientização desta terça.
A programação segue no sábado pela manhã, às 8h30, com o plantio de árvores no Parque da Pedreira, ação realizada em conjunto com a Unimed Pato Branco. A partir das 14h, será realizado o plantio de árvores nas reservas municipais do bairro Anchieta.
Keli explica que todas as atividades são abertas a participação da comunidade, e destaca a parceria com as diversas entidades envolvidas, como o Conselho Municipal do Meio Ambiente, IAT, Coopertradição, Unimed, clubes de Rotary, entre outras. Ao todo, deverão ser plantadas 6.575 mudas de árvores.
A secretaria informa que a conscientização a respeito da preservação das matas se relaciona diretamente com a conservação das fontes de água potável. “Nós estamos na década de restauração de ecossistemas, de acordo com a ONU, então é uma década onde nós precisamos pensar as ações para o futuro, para podermos garantir o acesso à água de qualidade. A água existe no mesmo volume desde que o mundo é mundo, entretanto nós temos reduzido muito a potabilidade dela e a disponibilidade para as populações. Por isso, cuidar de árvores significa cuidar da água”, explica.
Comentários estão fechados.