Criado na Alemanha, o hambúrguer foi popularizado pelos Estados Unidos, se tornando um clássico do país
O Dia Mundial do Hambúrguer é celebrado no dia 28 de maio, ou seja, este sábado é um ótimo dia para conhecer um pouco sobre a história desse prato, popular em todo o mundo e com muitas receitas diferentes.
História
Antes mesmo de chegar a Alemanha e aos Estados Unidos, a origem do hambúrguer é da Mongólia, quando a tropa do imperador Gengis Khan, do século XIII, vagava por territórios e transportavam a carne de caça entre a sela e o couro dos cavalos. Como a carne acabava virando uma pasta, para ser consumida era preciso moldar em formato de esferas achatadas.
Com o passar do tempo, o processo passou a ser conhecido nos territórios europeus e asiáticos. Foi no século XVII, em Hamburgo, Alemanha, que um açougueiro resolveu moer a carne e adicionar temperos para dar mais sabor, além de moldar os pedaços em formato de bifes redondos.
Como o alimento era saboroso e barato, os bifes de carne moída se tornou muito popular na cidade, porém, a forma de consumo era diferente do conhecido hoje, no meio do pão e, até hoje, a pessoa que fez a junção não é conhecida.
O público americano tomou conhecimento do hambúrguer apenas em 1904, na Feira Mundial de Saint Louis, em Missouri, Estados Unidos e, mesmo sem provas de que a forma como conhecemos o hambúrguer hoje foi inventada pelos americanos, eles levaram todo o crédito do preparo.
Como o hambúrguer se tornou um símbolo americano
Em 1921 os Estados Unidos recebeu a primeira franquia White Castle, responsável por tornar o hambúrguer ainda mais popular e com preços acessíveis. Foi nessa época que o fast food ficou conhecido, com o modelo de comida rápida de preparar e muito barata.
Com a Revolução Industrial, no século XX, onde a jornada de trabalho era longa e intensa e as pessoas mal tinham tempo de comer, os sanduíches baratos eram uma solução eficaz para a alimentação.
Com o conceito de comida rápida se tornando cada vez mais popular, em 1940, os irmãos Richard e Maurice McDonald, na Califórnia, abriram um espaço para vender hambúrgueres a 10 centavos e servidos a cada minuto, os tornando os pioneiros do ramo. Após isso, diversos outros estabelecimentos com esse modelo surgiram em solo americano, consolidando o hambúrguer como símbolo do país.
Como o hambúrguer chegou ao Brasil
O hambúrguer chegou ao nosso país em 1952, no Rio de Janeiro, através do tenista americano Robert Falkenburg, responsável por fundar a primeira lanchonete de lanches rápidos com o modelo norte-americano.
Com as diferentes versões, ingredientes e sabores do preparo, o prato se tornou uma paixão nacional e virou febre entre a população brasileira. Atualmente, além da versão mais simples, também encontramos diversos hambúrgueres gourmet como prato principal em importantes restaurantes.
Os preparos estão se tornando mais elaborados, saudáveis, criativos, enquanto os consumidores, com o paladar refinado, estão se tornando mais exigentes na hora de escolher onde comer o hambúrguer.
Entre as versões gourmet, há o hambúrguer tão grande que pode ser comido de garfo e faca e os smashburguer, versão mais compacta. Os vegetarianos também ganharam espaço e podem pedir por opções feitas de cogumelos e grão-de-bico no lugar da carne.
Há hambúrguer disponível para todos os gostos e bolsos. O prato agrada a todos os tipos de paladar e, com certeza, vai bem em qualquer horário. O melhor de tudo é que, aqueles que gostam de se aventurar na cozinha, podem fazer o preparo do prato e deixá-lo da forma que achar melhor, adicionando temperos naturais e deixando o hambúrguer ainda mais especial.
Confira algumas receitas de hambúrguer para fazer em casa:
Hambúrguer de fraldinha
1 quilo de fraldinha (sendo 300g de gordura e 700 de carne)
200 gramas de queijo prato
3 cebolas roxas
100 gramas de manteiga
Sal
Pimenta do reino
300 gramas de bacon
5 pães de hambúrguer
1/2 maço de rúcula
Rodelas de tomate
Modo de preparo:
Moa a fraldinha e a gordura duas vezes. Molde o hambúrguer com mais ou menos 150 a 180 gramas. Leve para a grelha no braseiro forte (20 centímetros da brasa). Tempere com sal e pimenta do reino. Corte a cebola em fatias bem finas e refogue-as na manteiga até caramelizar (cerca de 20 minutos ou até ficarem marrom). Leve o bacon em fatias para a grelha também. Após o hambúrguer assar por um lado, coloque o queijo por cima e deixe derreter. Leve o pão para a grelhar também. Monte o hambúrguer começando pela salada, coloque rúcula, depois as rodelas de tomate, depois o hambúrguer. Coloque a cebola e depois o bacon por cima, feche o sanduíche e sirva imediatamente.
Hambúrguer Vegetariano de Aveia e Quinoa
1 xícara (chá) de Aveia Flocos
1 xícara (chá) de quinoa cozida
Meia xícara (chá) de cenoura ralada
Meia cebola ralada
2 dentes de alho amassados
2 colheres (chá) de orégano
1 colher (chá) de páprica
Meia colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) de cebolinha verde picada
2 colheres (sopa) de gergelim preto
1 colher (chá) de pimenta dedo-de-moça sem sementes e picada
2 ovos
Modo de preparo:
Em um recipiente, misture bem todos os ingredientes. Em uma assadeira, com o auxílio de um aro (8 cm de diâmetro), modele os hambúrgueres e asse em forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos, virando na metade do tempo. Sirva como preferir.