A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a atividade física como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requeiram gasto de energia. Desde 2018, a entidade busca incentivar pessoas a serem mais ativas, na criação de um mundo mais saudável, até 2030. Entre muitas ações, foi criado o Dia Mundial da Atividade Física, instituído para o dia 6 de abril. Aqui em Pato Branco, pela primeira vez, esse ano a data será celebrada com uma programação diferente.
Com o objetivo de “Despertar o atleta que existe em você”, a Virada Esportiva 2023 será um evento de 24 horas de duração, que iniciará às 18h do dia 14 de abril (sexta-feira) e terminará às 18h do dia 15 de abril (sábado). Na programação, que ocorrerá no Largo da Liberdade unindo todos os espaços disponíveis do local, com inúmeras opções de atividades esportivas gratuitas para todas as idades, como conta o chefe de Recreação e Lazer, da Secretaria de Esporte e Lazer, Fernando Henrique Mayer.
“A ideia foi concentrar toda a programação nos espaços do Largo da Liberdade, incluindo salas, auditório, saguão, campos, pistas e piscinas. Na programação além das atividades que já são oferecidas pela Secretaria de Esporte e Lazer, como acroyoga, badminton, dança, ginástica, lutas, treinamento funcional, entre outras, estamos convidando associações, academias, entidades e profissionais do esporte para somar com atividades e engrandecer ainda mais o evento.”
Por exemplo, o Centro Aquático do Largo será utilizado para a realização de um aulão de hidroginástica noturno, na sexta-feira. No sábado a tarde, haverá o desafio 80k de natação. As entidades e profissionais do esporte que desejam participar, têm até o dia 31 de março para confirmar as participações pelo telefone 3220-6088.
O tema norteador do evento desse ano tem a intenção de instigar a participação da comunidade em geral, principalmente, dos que vivem de forma sedentária. A atividade física, por exemplo, é fundamental para a prevenção e tratamento de doenças crônicas não transmissíveis, como as cardíacas, diabetes, acidentes vasculares cerebrais (AVC), entre outras.
De acordo com Fernando, essa é a possibilidade de pessoas que já praticaram um esporte, retornarem ao velho hábito saudável. “Em algum momento da vida, as pessoas já praticaram um esporte e por diversos motivos, acabaram deixando adormecido o atleta que existe em cada um. Então, em um evento que concentrará dezenas de opções gratuitas de atividade física em 24 horas, acreditamos ser um excelente momento para motivar as pessoas para uma vida mais ativa e saudável.”
Segundo o chefe de Recreação e Lazer, as associações esportivas apoiadas pelo município também participarão das atividades, oferecendo no mínimo uma hora de aula aos participantes do evento. “São 24 associações esportivas, que recebem apoio através de subvenções municipais ou emendas impositivas e como contrapartida estas devem, além de promover projetos sociais, participar de eventos promovidos pela Prefeitura Municipal. Então, todas estas associações, deverão oferecer uma hora de atividade durante a Virada Esportiva”, finaliza. O evento é gratuito, e aberto para participação de toda a comunidade.
Comentários estão fechados.