No Dia Mundial da Saúde, celebrado neste domingo, 7 de abril, o Governo do Paraná reforça a importância de adotar um estilo de vida saudável para envelhecer com qualidade. A data, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948, serve como um lembrete anual sobre a importância da saúde e do bem-estar na vida das pessoas.
Em um mundo onde a população está envelhecendo rapidamente, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a Década do Envelhecimento Saudável 2021-2030, ressaltando a necessidade de políticas e práticas que promovam um envelhecimento ativo e saudável. No Paraná, com uma população idosa de 1,9 milhão de pessoas, representando 16% do total, a Secretaria da Saúde está comprometida com a promoção de um envelhecimento saudável, por meio de políticas públicas integradas e atendimento integral em todas as fases da vida.
O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, enfatiza o papel vital da Atenção Primária à Saúde no cuidado e suporte à população idosa, bem como no atendimento das necessidades de saúde de todos os cidadãos. Com 27.347.165 atendimentos individuais e 41.354.630 procedimentos realizados em 2023, as equipes de saúde do estado trabalham para garantir que todos tenham acesso a cuidados de saúde de qualidade, próximos de onde vivem.
Além do atendimento médico, o Governo do Paraná sugere algumas dicas para manter uma vida longa e saudável: incluir atividades físicas na rotina diária, adotar uma alimentação saudável, aproveitar momentos de lazer, cultivar o convívio social e familiar, garantir um sono de qualidade e evitar o tabagismo.
O Dia Mundial da Saúde é uma oportunidade para refletir sobre como pequenas mudanças no dia a dia podem ter um impacto significativo na qualidade de vida e na longevidade. Comemorada pela primeira vez em 1950, esta data continua sendo um momento crucial para conscientizar a população sobre os diversos aspectos que afetam a saúde e o bem-estar global.
Comentários estão fechados.