Diagnóstico da educação de Pato Branco é apresentado na Câmara

Na última terça-feira, 25 de fevereiro de 2025, a secretária Municipal de Educação e Cultura de Pato Branco, Ivete Ferrarini Iakmiu, participou de uma sessão na Câmara Municipal para apresentar um diagnóstico detalhado da educação municipal. O evento, promovido pelo vereador Fabrício Preis de Mello (PL), teve como objetivo discutir os principais desafios e avanços do setor educacional na cidade, abordando temas como inclusão escolar, vagas em creches e infraestrutura.

Participação dos Vereadores e Importância do Debate

A reunião contou com a presença de vereadores como Alexandre Zoche (PRD), Claudemir Zanco (PL), Diogo Grando (PRD), Joecir Bernardi (PSD), Rafael Foss (União Brasil) e Rodrigo Correia (União Brasil), além do assessor legislativo Carlinho Polazzo. Fabrício Preis de Mello, líder do governo na Câmara, destacou a relevância do encontro. “O vereador atua como elo entre a administração e a população. Meu papel é garantir transparência nas informações e solucionar dúvidas sobre temas como alimentação escolar, vagas nos CMEIs e obras em andamento, como os novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) nos bairros Fraron, Gralha Azul, Veneza e Pinheirinho”, afirmou.

Dados do Plano Municipal de Educação e Inclusão

Durante a apresentação, Ivete Ferrarini compartilhou dados do Plano Municipal de Educação, enfatizando os desafios da inclusão. Atualmente, Pato Branco atende 352 crianças com laudos específicos. “O professor de apoio desempenha um papel essencial ao auxiliar nas necessidades básicas, como alimentação e cuidados pessoais, enquanto o professor regente foca no desenvolvimento pedagógico”, explicou a secretária. Para fortalecer esse suporte, a Prefeitura planeja um novo Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratar profissionais, visando melhorar o atendimento pedagógico e multidisciplinar.

Expansão de Vagas em Creches e Infraestrutura

A falta de vagas em creches foi outro ponto central. Segundo Ivete, mais de 200 novas vagas foram criadas recentemente, aproveitando espaços existentes. No entanto, atender crianças menores de três anos exige adaptações estruturais nas escolas, o que representa um desafio logístico. Para ampliar a oferta, o município analisa três projetos de construção de novos CMEIs. Além disso, a secretária ressaltou os esforços na manutenção das unidades escolares, com reparos realizados por equipes internas, embora algumas escolas demandem investimentos maiores.

Material Didático e Formação de Professores

A escolha do material didático também foi debatida. A Secretaria de Educação avalia a continuidade do sistema “Aprende Brasil”, adotado na pandemia, considerando a opinião de professores e pais. “Queremos uma decisão participativa para garantir que o material atenda às necessidades pedagógicas dos alunos”, disse Ivete. Paralelamente, o município investe na capacitação de professores, com foco no atendimento a alunos com necessidades especiais, além de priorizar a melhoria da infraestrutura escolar.

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