O principal motivo que dificulta a perda de peso é o chamado metabolismo, que desacelera com o passar do tempo. Também chamado de taxa metabólica basal, aos 20 anos ele ajuda a eliminar o quilo extra na balança; aos 40, dificulta.
Segundo Edson Ramuth, médico especialista em emagrecimento, “a taxa metabólica basal representa a quantidade mínima de energia que o organismo gasta para estar vivo. Ela tende a reduzir a medida do envelhecimento”.
A situação fica ainda mais complicada quando as mulheres passam a sofrer com as oscilações hormonais da menopausa, que podem ocasionar o ganho de peso e perda de massa magra.
Além disso, outros fatores que costumam atrapalhar o emagrecimento é a falta de tempo hábil para ter uma alimentação correta, falta de atividade física e não ter boas noites de sono. Isso porque esses fatores aumentam o cortisol, o “hormônio do estresse”, ampliando a vontade de comer compulsivamente, principalmente alimentos cheios de gordura e açúcar.
Contudo, já que dificultar não é impossibilitar, Ramuth separou dicas para quem quer atingir o objetivo sem métodos milagrosos. Confira:
Não faça dietas impossíveis e sem acompanhamento
“Criei um método de quatro fases, baseado em mais de 100 estudos científicos, que se inicia em uma desintoxicação do organismo, passando pela fase de emagrecimento rápido e, por fim, uma reintrodução alimentar e manutenção de peso. Com esse método, que exige acompanhamento, até os pacientes com mais de 40 anos conseguem eliminar peso. A ideia é que a pessoa não sofra com efeito sanfona, já que foi ensinada a se manter de forma saudável”, explica.
Acredite na constância
O corpo não engorda de um dia para o outro, e nem perde peso também. Para emagrecer e manter o peso, é preciso mudar os hábitos e encontrar uma alimentação equilibrada. “Costumo dizer que, se a pessoa passa fome, mesmo que em cardápio com deficit calórico, ou seja, consumindo menos calorias do que gasta, é porque a dieta está errada. Afinal, quem consegue continuar algo dessa forma? A ideia é seguir uma estratégia que consiga ser implementada em seu dia a dia, adquirindo um novo estilo de vida, com uma alimentação mais saudável”, fala.
Durma bem
Um dos hábitos que pode ajudar na manutenção de peso é ter uma boa noite de sono. “Dormir bem é fundamental para a recuperação completa do corpo, que deve se preparar para o dia seguinte”, diz Edson.
Mexa o corpo e acelere o metabolismo
Como dito lá no começo, o vilão principal da dificuldade de emagrecer depois dos 40 é metabolismo lento, que chega com a idade. O principal desafio é torná-lo acelerado. Isso pode ser feito por meio de exercícios físicos e até alguns alimentos. É necessário um plano alimentar e organização de treino com exercícios na intensidade ideal para ativar e acelerar o metabolismo.