Dicas para se livrar do mofo dentro do armário

Com a chuva e o frio, o aparecimento de mofo cresce muito. Por isso, é importante utilizar de recursos, tanto para a limpeza quando já ocorreu o acontecimento do mofo, quanto após a limpeza, tentando evitar que ele volte a incomodar.

A primeira dica é a limpeza. Utilize um borrifador com meia proporção entre água e vinagre, borrife em um pano e passe nos lugares já infestados. Faça isso de preferência nos dias de sol para secar bem.

Algumas pessoas utilizam outros produtos como água sanitária e Lysoform, que possuem alvejantes. Também são bons, mas são produtos que podem manchar, então se o armário, por exemplo, não for bem limpo, pode manchar a sua roupa preferida. Melhor não arriscar. Após a limpeza, deixe ventilar bem. 

A principal ação contra o mofo é permitir a circulação do vento. Não tem outro jeito. O ideal é abrir as janelas e as portas dos armários pelo menos uma vez na semana para que o mofo não retorne.

Outra forma de evitar o mofo é usar produtos para sugar a umidade dentro dos armários. O produto que mais indico nas minhas organizações é o Moffim, que é feito de um material ecológico e que, ao reter a umidade, endurece, sinalizando a hora da troca. Ele é bacana pois vem também com um cabide pequeno para pendurar nos armários.

Outras formas “caseiras” utilizadas são sal e giz de cera que, dispostos dentro do armário, também sugam a umidade. O problema é que eles não sinalizam a hora de trocar, e se você esquecer dentro do armário pode lhe causar mais sujeira.

Para os armários, também indicamos não empilhar muita roupa, pois a roupa, uma em cima da outra, sem ventilação, é cenário propício para o mofo. 

Outra forma de evitar o mofo é guardar as roupas e cobertores no que chamamos de “packs”. São espécies de caixas, mas em tecido TNT, que permite a ventilação da roupa. É importante guardar as roupas sempre limpas, senão não resolverá. Dentro das packs, costumo também colocar um Moffim para ter certeza que não haverá problemas quando for procurar a roupa ou cobertor para utilizar.

Nas paredes, se há infiltração, não tem jeito. Tem que resolver a infiltração ou o mofo sempre retornará. É necessário também manter o local limpo e arejado.

Outra dica bacana: quando fizer a limpeza dos móveis por dentro, se possível uma vez por semana, ferva uma mistura de vinagre e água e deixe dentro do armário (vazio) por duas horas. Retire, limpe e deixe arejar para então guardar as roupas de volta no armário.

(Foto: Robson Souza) Eliane Antunes é personal organizer, responsável pela loja “Minha Vida Organizada”
você pode gostar também
Deixe uma resposta