A Diocese de Palmas-Francisco Beltrão inaugurou oficialmente, no dia 29 de setembro, a nova sede da Cúria Diocesana de Francisco Beltrão, localizada no bairro Jardim Seminário. A celebração de bênção contou com a presença do bispo diocesano Dom Edgar Xavier Ertl e de membros do clero, marcando um momento histórico para a Igreja Católica da região.
Histórico da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão
A Diocese, criada em 1958, possui uma característica singular no cenário eclesiástico brasileiro: duas catedrais e duas cúrias. A primeira é a Catedral em Palmas, erguida com a fundação da Diocese. Já em 1987, a pedido de Dom Agostinho José Sartori, a Concatedral Nossa Senhora da Glória, em Francisco Beltrão, também foi elevada a sede episcopal por meio do decreto Cum Urbis. Com isso, consolidou-se a atual configuração da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, abrangendo duas sedes principais.
Estrutura da nova Cúria Diocesana
O espaço da nova Cúria foi instalado no prédio que anteriormente abrigava o Seminário de Filosofia Bom Pastor, que funcionou entre 2002 e a transferência da formação filosófica para Cascavel (PR). Após a mudança, o edifício passou por ampliações e adaptações para receber a estrutura administrativa da Igreja.
O projeto arquitetônico da reforma foi desenvolvido pela arquiteta sacra Ellen Biavatti, priorizando a funcionalidade e a integração pastoral. O novo espaço abriga setores já ativos em Francisco Beltrão, como:
- Atendimento do bispo diocesano
- Coordenação Diocesana da Ação Evangelizadora e da Catequese
- Tribunal Eclesiástico
- Pastoral da Comunicação (PASCOM)
- Pastoral da Criança
- Pastoral Familiar
- Renovação Carismática Católica
- Livraria Diocesana Kyrios
- Escritório de contabilidade e serviços administrativos
A localização da Cúria é estratégica, ficando próxima à residência episcopal (Bispado) e ao Mosteiro Carmelita São José e Nossa Senhora do Carmo, das monjas carmelitas.
Declaração do bispo Dom Edgar Xavier Ertl
Em discurso durante a inauguração, Dom Edgar ressaltou que a nova Cúria foi pensada para facilitar a logística e centralizar as ações pastorais da Diocese:
“Dentro do Conselho de Presbíteros, e em sintonia com os demais padres, concluímos que Francisco Beltrão, devido à sua organização geográfica, poderia sediar um centro unificador da vida diocesana. Assim como temos duas catedrais, temos também duas cúrias – em Palmas e em Francisco Beltrão. A Diocese de Palmas-Francisco Beltrão inicia, assim, uma nova página em sua história”.
Comentários estão fechados.