Nesta sexta-feira (6), o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, e o diretor-geral paraguaio, Justo Zacarias, visitaram a Ponte da Integração, que liga Foz do Iguaçu (PR) a Presidente Franco (PY). A inspeção incluiu também as obras de acesso e a infraestrutura alfandegária no lado paraguaio da ponte.
Avanços e Pagamentos Concluídos
Durante a visita, Enio Verri destacou que todos os recursos destinados pela Itaipu à obra já foram completamente pagos e estão à disposição do governo estadual para finalizar o projeto. “Esses recursos já estão depositados na conta do governo do Estado, que certamente tem interesse em concluir essa obra rapidamente, dado que há uma grande cobrança”, afirmou Verri.
Já o diretor-geral paraguaio, Justo Zacarias, reafirmou o compromisso de ambas as nações em agilizar o uso da nova ponte. “Nosso interesse é de que esta ponte, que integra Paraguai e Brasil, seja utilizada o mais rápido possível”, declarou Zacarias, ressaltando a cooperação entre os dois países.
LEIA TAMBÉM
- Fumaça cobre o Sudoeste devido às queimadas no Brasil
- Copa Itapejara de Taekwondo reúne mais de 400 atletas
Detalhes do Projeto
A Ponte da Integração teve um custo final de R$ 373 milhões, integralmente financiado pela margem brasileira da Itaipu Binacional. As obras civis foram concluídas em outubro de 2023, e a iluminação cênica foi finalizada em fevereiro de 2024. A prestação final de contas também foi realizada em fevereiro deste ano. No entanto, as obras de acesso à ponte seguem em andamento, com previsão de conclusão em novembro de 2025, com 39,33% já executadas.
Participação e Visita Técnica
Além de Enio Verri e Justo Zacarias, a inspeção contou com a presença de outros diretores brasileiros e paraguaios da Itaipu Binacional, além de autoridades paraguaias, como o ministro de Urbanismo, Habitação e Habitat, Juan Carlos Baruja Fernández, e o ministro de Tecnologias de Informação e Comunicação, Gustavo Villateilas.
Comentários estão fechados.