Diretores da rede estadual do Paraná embarcam para o Chile

Cem diretores embarcam para imersão em práticas de liderança educacional na primeira edição do programa “Ganhando o Mundo Diretor”

Neste domingo (25), cem diretores da rede estadual de ensino do Paraná embarcaram para o Chile, onde participarão da primeira edição do programa de intercâmbio “Ganhando o Mundo Diretor,” promovido pelo Governo do Estado. Durante duas semanas, os participantes terão a oportunidade de se imergir em práticas de liderança educacional que são consideradas referência em nível internacional.

O clima no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, era de ansiedade e expectativa entre os diretores que se preparavam para essa experiência inédita.

Luiza Kupchak, diretora do Colégio Estadual de Pato Branco, no Sudoeste do Paraná, destacou que o intercâmbio já havia começado antes mesmo da viagem. “Tivemos aulas a distância com a universidade de lá, já trocamos experiências com os professores e percebemos que será de grande valia para a nossa vida profissional,” afirmou a diretora, que lidera o maior colégio do Núcleo de Pato Branco, com 1.400 alunos.

As cem vagas para o intercâmbio foram distribuídas entre diretores formadores, diretores cursistas, diretores de instituições com mais de 600 alunos e diretores de Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEEBJA), todos integrantes do Grupo de Estudos Diretor Formador, uma iniciativa da Secretaria da Educação do Paraná (Seed).

Ederaldo Luiz Sene, diretor do CEEBJA Professor Inácio Alves de Souza Filho, de Jaguariaíva, nos Campos Gerais, ficou impressionado com o período de imersão online que antecedeu a viagem. “Eles são muito atenciosos, e o que me chamou a atenção é a parte de gestão, focada na parte pedagógica, voltada para a visão de aprendizagem do aluno,” comentou Sene, para quem essa será a primeira viagem internacional. “Antes só ouvíamos falar, e agora iremos ver na prática e trazer de lá o que tem de melhor,” completou.

Andréia Aparecida Martins, diretora da Escola Estadual Ary Barroso, em Wenceslau Braz, no Norte Pioneiro, que atende 192 estudantes, expressou sua surpresa ao ser selecionada. “Quando ouvimos falar de intercâmbio, geralmente é para alunos, e desta vez o governo inovou ao fazer um intercâmbio para diretores. Conhecer outras práticas e novas sugestões nos ajudará a melhorar ainda mais o que já fazemos aqui,” disse Andréia.

O programa “Ganhando o Mundo Diretor” proporciona uma formação continuada entre pares, focada na troca de experiências e no desenvolvimento de ações que melhorem a gestão e as práticas de liderança pedagógica nas escolas, visando aprimorar a aprendizagem dos estudantes.

A viagem, financiada pelo Governo do Estado, representa um investimento total de aproximadamente R$ 5 milhões.

A escolha do Chile como destino do intercâmbio não foi por acaso. O país possui a maior nota no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) da América do Sul e programas voltados à formação continuada de docentes, que têm contribuído significativamente para o avanço educacional do país. Além disso, o Chile apresenta uma estrutura educacional similar à do Brasil, com ensino primário, secundário e superior.

“O Chile tem a melhor educação da América do Sul. Nossos diretores terão essa experiência, não só nas escolas, mas também com as universidades chilenas. O Governo do Estado está proporcionando a eles duas semanas no Chile, compartilhando e vivenciando, para que depois possam implementar nas escolas estaduais do Paraná tudo aquilo que aprenderem,” destacou o secretário da Educação, Roni Miranda.

Laureci Schmitz, diretora do Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba, vê o intercâmbio como uma grande oportunidade de crescimento profissional. “É muito interessante conhecer o sistema educacional de outros lugares para entender um pouco da dinâmica e cultura de cada país, estabelecendo pontes. Será muito enriquecedor conhecer o sistema educacional do Chile, a proposta educacional deles e a organização das escolas,” afirmou.

GANHANDO O MUNDO

A edição voltada aos diretores é um desdobramento do programa “Ganhando o Mundo,” referência nacional que promove a experiência de intercâmbio internacional para alunos da rede estadual de ensino.

Iniciado como projeto-piloto em 2022, o programa já enviou centenas de estudantes para países como Canadá, Nova Zelândia, França e outros. Em 2023, a iniciativa foi expandida para incluir professores, e em 2024, mil alunos participaram de intercâmbios em países de língua inglesa. A próxima edição, em 2025, enviará 1.200 alunos a cinco países de língua inglesa, além de realizar a primeira edição do programa voltada para alunos de cursos técnicos em agropecuária e áreas relacionadas, com destino a Iowa, nos Estados Unidos.

Este intercâmbio tem como objetivo não só proporcionar uma formação de alto nível, mas também trazer novas perspectivas e práticas que possam ser implementadas na rede estadual de ensino do Paraná, elevando a qualidade da educação no estado.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.