A Secretaria de Saúde de Dois Vizinhos, divulgou uma nota oficial na sexta-feira (14) confirmando o primeiro caso de chikungunya no município.
De acordo com o Município, foram investigados nove casos suspeitos. Destes uma paciente apenas positivou, se trata de uma mulher de 52 anos. Com relação aos demais casos investigados, seis foram descartados e dois seguem sendo investigados, por isso são tratados como suspeitos.
Conforme a Secretaria de Saúde de Dois Vizinhos, “estão sendo tomadas as medidas de controle do vetor do mosquito, como a intensificação das ações de eliminação de criadouros, aplicação de inseticidas e orientação à população sobre medidas de prevenção, como o uso de repelentes, a eliminação de recipientes que pode acumular água e proteção adequada de caixas d’água e reservatórios.”
Mas sem a ajuda de todos não conseguiremos acabar com a doença, o caso positivado se encontra estável e já retornou as suas atividades, porém sendo monitorado pelas equipes da Secretaria de Saúde.
Chikungunya
A chikungunya é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor responsável pela transmissão da dengue e do zikavírus. Ela causa sintomas semelhantes aos da dengue, como febre alta, dores articulares intensas, dor de cabeça, erupções musculares e fadiga. Em alguns casos, a doença pode evoluir para formas mais graves, com complicações neurológicas e cardíacas.
Comentários estão fechados.