Com a obra de mais de mil metros quadrados finalizada, trincheira da Avenida Rio Grande do Sul é reaberta com potencial de ser mais um palco para a cultura da cidade
A paisagem urbana de Dois Vizinhos foi permanentemente transformada com a conclusão do grandioso mural do projeto “Dois Vizinhos, Dois Olhares”. Após cerca de 30 dias de trabalho, a obra de mais de mil metros quadrados foi finalizada na trincheira da Avenida Rio Grande do Sul, que já teve o tráfego de veículos totalmente liberado.
A intervenção artística nasce como um novo cartão-postal e um ponto de encontro para celebrações culturais na cidade.
O mural é o resultado de um processo de escuta e participação comunitária. A obra, executada pelo coletivo Doce Pequi, foi concebida a partir de oficinas realizadas com moradores – jovens, idosos e mulheres –, em encontros que trataram de arte e memória.
Foram essas lembranças e olhares afetivos sobre a cidade que, após uma votação popular, deram forma e cor à composição final, tornando o painel um verdadeiro espelho da identidade duovizinhense.
Além disso, durante o processo, os artistas deram espaço para que a população participasse ativamente na pintura da obra. Assim, dezenas de pessoas visitaram o local e colocaram a mão na massa – ou melhor, na tinta –, e puderam sentir o que é fazer parte de uma produção artística de grande impacto.
De acordo com Rodrigo Piasecki, um dos idealizadores do projeto, o objetivo era justamente fazer com que as pessoas se sentissem parte do processo. “Todas vez que elas passarem pelo mural, elas vão se enxergar aqui. Vão lembrar do desenho que ajudaram a colorir e sentir pertencentes a essa parte importante da cidade”, resume.
Conclusão
Com a conclusão da pintura, o local se torna mais um espaço de cultura. A proposta é que a trincheira, agora uma galeria de arte a céu aberto, se torne um palco para eventos, apresentações e celebrações que fortaleçam os vínculos da comunidade com sua própria história.
A data da inauguração oficial do mural, que contará com o primeiro evento cultural no novo espaço, será divulgada em breve pelo Departamento de Cultura. “Este mural é um testamento coletivo, um presente dos próprios moradores para a cidade. Vê-lo pronto e, principalmente, saber que este local servirá para unir ainda mais as pessoas é uma realização”, afirma Piasecki.
Muito além da tinta, o legado de “Dois Vizinhos, Dois Olhares” é um marco de pertencimento e um convite permanente ao diálogo entre passado, presente e futuro.





