O sistema de abastecimento de água de Dois Vizinhos, no Sudoeste, passa a ser feito em forma de rodízio a partir desta sexta-feira (17). A medida é necessária porque a estiagem severa diminuiu drasticamente a vazão dos poços e do Rio Girau Alto que abastecem os moradores da cidade, reduzindo em mais de 40% a captação e a produção de água tratada.
Mesmo com as medidas operacionais adotadas, não há água disponível para atender a demanda da cidade. Em razão do calor e da falta de chuvas, o consumo de água na cidade aumentou em 15%.
“Sem chuva, a vazão dos mananciais fica bastante prejudicada. A alternativa neste momento é escalonarmos a distribuição para garantir que todos recebam a água por algumas horas durante o dia”, afirma a gerente-geral da Sanepar na região, Rita Camana.
A normalização do abastecimento depende da regularidade das chuvas e da colaboração de todos. “A medida é temporária e, se cada um contribuir e fizer a sua parte com o uso racional da água, serão amenizados os impactos da falta de água”, alerta a gerente.
A cidade foi dividida em quatro setores que terão interrompido o fornecimento de água um dia na semana. O fechamento, inicialmente, será das 13h às 17h, com previsão de normalização gradativa a partir das 19h. Dependendo do comportamento do sistema, esse horário poderá ser ampliado ou reduzido.