CAIXA lança financiamento habitacional com FGTS Futuro

A CAIXA anunciou que, a partir deste mês (abril), iniciará as contratações de financiamentos habitacionais que permitem a utilização do FGTS Futuro. Esta iniciativa, aprovada pelo Conselho Curador do FGTS na última terça-feira (26), é direcionada a trabalhadores com renda de até R$ 2.640, visando facilitar a aquisição de imóveis novos e usados dentro do programa Minha Casa, Minha Vida.

Com a implementação do FGTS Futuro, o titular da conta vinculada ao FGTS terá a opção de autorizar, no ato da contratação do crédito habitacional, o bloqueio dos créditos disponíveis em suas contas do FGTS por um prazo de 120 meses como garantia do financiamento. Essa autorização poderá ser feita de maneira prática e rápida através do aplicativo FGTS.

“Iniciativas como essa são de extrema relevância para aumentar o acesso à moradia para as famílias que mais precisam”, afirmou Inês Magalhães, vice-presidente de Habitação da CAIXA. O banco também se compromete a orientar os trabalhadores sobre sua capacidade de pagamento para o financiamento habitacional, tanto com quanto sem a utilização dos depósitos futuros do FGTS.

Uma particularidade importante do FGTS Futuro é que, em caso de demissão do trabalhador, o saldo da conta vinculada ao FGTS comprometido com o financiamento não poderá ser sacado até a quitação total do saldo devedor. Ainda assim, qualquer valor excedente disponível na conta do FGTS será utilizado para reduzir a dívida, com exceção dos 40% referentes à multa rescisória em caso de demissão, que permanece de posse do trabalhador.

A CAIXA enfatiza que a decisão de utilizar o FGTS Futuro é exclusiva do trabalhador e aplica-se apenas a novos contratos de financiamento. Caso o cliente decida não optar por essa modalidade no momento da contratação, ele ainda poderá, posteriormente, utilizar os recursos já depositados em sua conta do FGTS conforme outras modalidades previstas na legislação.

Essa objetiva o acesso à casa própria, especialmente para aqueles que se encontram em faixas de renda mais baixas, alinhando-se com as políticas de inclusão social e apoio à população mais necessitada.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.