Eduardo Albani Dala Costa: comprometimento e transparência com Pato Branco

Vereador mais jovem da atual, e da próxima legislatura, Eduardo Dala Costa, o presidente da Câmara encerra a série de entrevistas, realizada com a finalidade de apresentar os trabalhos desempenhados durante os quatro anos, e assim garantir a transparência das ações do Legislativo.

Mesa Diretora, Leis e Emendas Impositivas

Dala Costa assumiu uma cadeira no Legislativo com o objetivo de contribuir com a comunidade. Iniciante na política, se posicionou de forma clara e ponderada nos debates, o que mostrou sua capacidade de liderança, associado a busca de conhecimento do Regimento Interno e das Leis Municipais. Assim, ainda em 2022, passou a compor a Mesa Diretora, na oportunidade como primeiro secretário. Em 2023 foi eleito vice-presidente e em 2024, presidente da Casa.

“Meu objetivo como vereador sempre foi ter uma atuação em defesa de projetos que de fato possam contribuir com a vida da população de Pato Branco”, afirma o vereador.

São de autoria de Dala Costa, as leis: que criaram o Código de Endereço Rural (CER), que assegura por meio do uso de tecnologia de georreferenciamento o cadastro de propriedades rurais, aos moldes do CEP; que determina a implantação de coletores de chorume nos caminhões da coleta de material orgânico no município de Pato Branco; de aproveitamento do material fresado de asfalto e a sua reutilização nas estradas rurais; de exploração do serviço público de loterias municipal e a que criou o Programa de Prioridade no Atendimento Psicológico para Vítimas de Abuso ou Exploração Sexual Infanto-juvenil.

Respeitando o regramento que estabelece as Emendas Impositivas, Dala Costa destinou recursos que favoreceram as mais variadas faixas etárias da população de Pato Branco, mas seu olhar esteve atento as demandas de crianças e jovens. A maior parte dos recursos destinados foram para a reforma e implantação de equipamentos em unidades de ensino. Saúde, esporte, cultura, entidades sociais e a causa animal fizeram parte ainda da atuação do vereador.

Presidente voltado a transparência

“Me sinto muito honrado em poder representar o Poder Legislativo neste ano de 2024”, pondera Dala Costa ao lembrar que neste ano, os debates de ideias aconteceram em alto nível na Casa, contribuindo assim para uma maior pluralidade de entendimentos e projetos de leis apresentados, para o crescimento de Pato Branco.

“Foram muitas sessões. Tivemos um trabalho intenso neste ano, mas independente do presidente que assume a Mesa Diretora, o corpo técnico da Casa permite todo o suporte necessário para as tomadas de decisões”, pontua Dala Costa ao lembrar que a Câmara Municipal de Pato Branco, é referência nos processos legislativos e orçamentários.

Durante a presidência de Dala Costa na Câmara, foi realizado concurso público; tramitaram e foram aprovadas as leis que compõem o Plano Diretor. Ele também determinou que fossem realizadas melhorias que garantissem o aumento de transparência, o que resultou no Selo Diamante conquistado pela primeira vez pela Casa.

Leia também

Compromisso com Pato Branco

Dala Costa será o vereador que em 1º de janeiro de 2025, vai iniciar a sessão de posse dos vereadores eleitos e do Executivo de Pato Branco, por ter sido o vereador mais votado. Ele também conduzirá a eleição da Mesa Diretora de 2025.

Falando em um amplo aprendizado obtido durante os quatro anos no Legislativo, Dala Costa reafirma. “Tenho um compromisso com a população de Pato Branco, de seguir trabalhando para o desenvolvimento e progresso, algo que requer uma grande responsabilidade nas ações 

você pode gostar também

Comentários estão fechados.