O eleitor que não estará no município onde vota na data das eleições pode solicitar o voto em trânsito. Para isso, ele tem de ir a um cartório eleitoral até 18 de agosto, munido de um documento oficial com foto. O voto em trânsito só poderá ser realizado em municípios com mais de 100 mil eleitores, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A nova campanha da Justiça Eleitoral direcionada especialmente a eleitores que estiverem fora do domicílio eleitoral no dia das eleições deste ano, começou na última segunda-feira (18).
A ideia, segundo o TSE, é mostrar que essas pessoas podem participar da votação normalmente, desde que avisem a Justiça Eleitoral com antecedência para votar em trânsito.
Prazo
Porém, o Tribunal Superior Eleitoral pede que os eleitores fiquem atentos ao prazo para solicitar o voto em trânsito, que vai se encerrar no dia 18 de agosto, segundo o calendário eleitoral de 2022.
Transferência temporária
O TSE explica que o voto em trânsito nada mais é do que a transferência temporária do domicílio eleitoral para outra cidade – desde que ela tenha mais de 100 mil eleitores cadastrados –, garantindo que o eleitor possa votar durante as eleições, sem precisar se deslocar até a cidade do seu domicílio eleitoral de origem.
Assim, se o eleitor já sabe que estará em outra cidade no dia da votação, no primeiro ou segundo turno, basta informar que pretende votar na localidade que estará e poderá participar da votação.
No entanto, precisa observar que se estiver em outro estado diferente do seu domicílio eleitoral, poderá votar apenas para escolher o presidente da República, mas se estiver no mesmo estado, poderá votar em todos os cargos em disputa.
Segundo o artigo 233-A do Código Eleitoral e a Resolução TSE nº 23.669/2021, existem essas duas possibilidades de voto em trânsito. Porém, o TSE lembra que a medida não se aplica a quem estiver no exterior.
Como pedir
Os pedidos devem ser feitos em atendimento presencial, e não há a opção de solicitação pela internet. Para isso, basta procurar qualquer cartório eleitoral para indicar onde pretende votar.
Pato Branco
Em Pato Branco, o Cartório Eleitoral da 73ª Zona Eleitoral, que atende também aos municípios de Itapejara D’Oeste, Vitorino e Bom Sucesso do Sul, fica na rua Paraná, nº 1565, próximo à Estação Rodoviária, e funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.