Redação com Assessoria
Foi realizada na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), nessa quarta-feira (1º), a sessão solene de posse dos deputados estaduais eleitos em outubro de 2022. Seguindo a Constituição do Estado e o Regimento Interno da Alep, a sessão de posse e instalação da 20º legislatura, foi conduzida pelo deputado Ademar Traiano (PSD), presidente da Assembleia na legislatura anterior, e pelos secretários Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Gilson de Souza (PL). A nova legislatura vai até 31 de janeiro de 2027.
Na solenidade foram proclamados os nomes dos 54 parlamentares eleitos em outubro do ano passado. Do total de ocupantes das cadeiras do Legislativo, 30 foram reeleitos e 17 assumem o mandato pela primeira vez. Outros sete parlamentares retornam à Assembleia, após terem assumido em legislaturas passadas na condição de suplente ou após cumprirem mandatos de deputado federal e prefeito.
“Hoje foi o momento da consagração, da glória e da legitimação do processo eleitoral no qual todos os parlamentares tomaram posse nesta Casa Legislativa. Temos a certeza que a Assembleia de uma forma muito harmoniosa convive com os poderes constituídos e com as instituições do nosso Estado, sempre pensando no bem maior que é a coletividade paranaense”, afirmou Traiano, que está assumindo seu nono mandato na Casa.
Os representantes dos demais poderes do Estado também ressaltaram que o diálogo institucional é fundamental para a realização de ações em prol da população paranaense. “É muito importante fortalecer o relacionamento institucional entre os Poderes”, destacou o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Laurindo de Souza Netto.
“O relacionamento do Poder Executivo é ótimo, assim como com os outros poderes. Tenho certeza que continuaremos o bom diálogo entre as partes”, apontou o vice-governador Darci Piana.
“Toda nova legislatura tem novas propostas a serem acolhidas. É uma época para as instituições se agregarem num bem comum e em benefício da sociedade”, conclui o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Fernando Augusto Mello Guimarães Fernando Guimarães.
Presidência
Antes do encerramento da solenidade de posse, Traiano submeteu ao Plenário requerimento antecipando a segunda sessão preparatória da 20ª Legislatura para ser realizada logo após a sessão de posse, para a realização da eleição da nova Mesa Diretora da Casa para o período 2023/2024, correspondente às 1ª e 2ª sessões legislativas da 20ª Legislatura.
Traiano foi reeleito presidente da Casa. Em seu discurso ele recordou que a primeira vez que assumiu a presidência foi em 2015
Ao assumir a presidência desta Casa pela primeira vez em 2015. Ele lembrou de discursos anteriores e falou em “disciplina que me impus para devolver a esta Casa a harmonia plena e seu papel determinante no desenvolvimento do Paraná.”
“Hoje, é fato de domínio público que a Assembleia Legislativa do Paraná teve, tem e terá sempre um papel decisivo na construção do Paraná que queremos e merecemos”, o presidente da Alep também falou em independência e liberdade da Casa e o que chamou de “missão constitucional de entregar o ordenamento legal que norteia as decisões de todos os poderes e a conduta da sociedade.”
Mesa Diretora eleita para o biênio 2023-2024:
Presidente: Ademar Traiano
1º vice-presidente: Marcel Micheletto
2º vice-presidente: Ney Leprevost
3ª vice-presidente: Cristina Silvestri
1º secretário: Alexandre Curi
2ª secretária: Maria Victória
3º secretário: Goura
4º secretário: Alexandre Amaro
5º secretario: Dr. Antenor
Confira a lista completa dos 54 deputados estaduais do Paraná:
Adão Litro
Ademar Traiano (reeleito)
Alexandre Amaro (reeleito)
Alexandre Curi (reeleito)
Alisson Wandscheer
Ana Júlia
Anibelli Neto (reeleito)
Arilson Chiorato (reeleito)
Artagão Júnior (reeleito)
Batatinha
Cantora Mara Lima (reeleita)
Cloara Pinheiro
Cobra Repórter (reeleito)
Cristina Silvestri (reeleita)
Delegado Jacovós (reeleito)
Denian Couto
Do Carmo
Dr. Antenor
Douglas Fabrício (reeleito)
Evandro Araújo (reeleito)
Fabio Oliveira
Flávia Francischini
Gilson de Souza (reeleito)
Gilberto Ribeiro (reeleito)
Goura (reeleito)
Gugu Bueno
Luciana Rafagnin (reeleita)
Luis Corti
Luiz Claudio Romanelli (reeleito)
Luiz Fernando Guerra Filho (reeleito)
Hussein Bakri
Mabel Canto (reeleita)
Marcel Micheletto (reeleito)
Marcelo Rangel
Marcia Huçulak
Marcio Nunes (reeleito)
Marcio Pacheco (reeleito)
Maria Victoria (reeleita)
Marli Paulino
Mauro Moraes (reeleito)
Matheus Vermelho
Moacyr Fadel
Ney Leprevost
Paulo Gomes
Professor Lemos (reeleito)
Renato Freitas
Requião Filho (reeleito)
Ricardo Arruda (reeleito)
Samuel Dantas
Soldado Adriano José (reeleito)
Tiago Amaral (reeleito)
Tercílio Turini (reeleito)
Tito Barichello
Thiago Bührer
Comentários estão fechados.