O Ministério Público do Paraná (MPPR), representado pelo Promotor de Justiça Hugo Napole Leona Cunha, encaminhou ao Judiciário na segunda-feira (7), Ação Civil Pública em caráter de urgência, pedindo a “vedação de realização de shows no evento Expobel 2022 e fiscalização efetiva quant a não realização dos shows.”
No mesmo pedido ele fixou multa diária de R$ 200 mil para garantir a execução da medida.
Na alegação do Promotor de Justiça durante os shows até agora realizados na feira, não foi observado o uso de máscara, ao mesmo tempo que se observa aglomeração de pessoas sem o respeito de distanciamento, medidas recomendadas para o enfrentamento da pandemia de covid-19.
A Ação Civil Pública que é movida contra o Estado do Paraná, Município de Francisco Beltrão e Associação Comercial Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb), esta última entidade organizadora da feira, ainda tem anexada imagens feitas e divulgadas em redes sociais que mostram um grande número de pessoas reunidas da área de show.
A 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Francisco Beltrão, concedeu prazo de 24 horas para os citados se manifestarem referente ao pedido do MPPR.
O Diário do Sudoeste buscou contato com as assessorias de imprensa da Prefeitura de Francisco Beltrão e da Acefb. Nenhuma das assessorias fez uma manifestação oficial, dando a entender que somente após resposta ao MP, será feito um pronunciamento oficial dos organizadores da Expobel 2022.
Leia na íntegra pedido do Minsitério Público
Sou contra o cancelamento dos shows por que a maioria das pessoas que vão estão vacinados com pelo menos a segunda dose, isso foi afirmado pela organização da Expobel !!!!