Aprovado em 2017, o Programa Permanente de Educação em Saúde e Controle Reprodutivo de São Lourenço do Oeste (SC) realiza a campanha para castração de cães e gatos desde 2018. Em cinco anos, cerca de 700 animais já foram atendidos, um número expressivo que reforça o compromisso do Poder Executivo de prevenir doenças e de aumentar o tempo de vida, sem contar ainda a diminuição do número de animais abandonados.
O veterinário da Prefeitura, João Marcelo Inocente da Silva, lembra que desde o início da campanha até agora houve uma grande evolução. “Em 2018 nós começamos com 35 castrações e neste ano fechamos com 292. Isso atendendo as organizações que cuidam de animais no município e famílias carentes, por exemplo”. Para Inocente da Silva, a população comenta que é visível o menor número de animais nas ruas e destaca dois pontos importantes: bem-estar animal e melhora na saúde pública.
Em 2022, foram atendidos animais de rua resgatados e abrigados por instituições de proteção animal, animais comunitários e os tutelados por famílias de baixa renda que morem no município e que estavam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) ou famílias que comprovaram baixa renda por outros meios. Não foram realizadas castrações particulares.
Comentários estão fechados.