A chefe do Cartório Eleitoral da 73ª Zona Eleitoral de Pato Branco, Karina Andressa de Gouvea, informou na sexta-feira (30) que no município somente um local de votação precisou ter as seções eleitorais transferidas para outro local.
Trata-se das seções eleitorais que antes ficavam localizadas no ginásio do bairro Anchieta. Agora foram direcionadas para o Cmei Madre Paulina. De acordo com Karina, essa mudança foi necessária devido ao tipo de piso que há atualmente no ginásio, próprio para a prática de atividades de ginástica rítmica.
Assim, eleitores que votavam no ginásio do bairro Anchieta devem se dirigir ao Cmei Madre Paulina, no bairro Sambugaro, que fica a algumas quadras de distância.
Tudo o que você precisa saber para votar no domingo (2)
Neste domingo (2), a votação acontece em 5.570 cidades do país e em 181 localidades no exterior. Para que o processo eleitoral ocorra de forma tranquila, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza algumas informações.
Voto
O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com 16 e 17 anos.
Horário
Uma das novidades nas Eleições 2022 é a unificação do horário de votação em todo o país. Pela primeira vez, todas as seções eleitorais funcionarão das 8h às 17h do horário de Brasília. Ou seja, cidades em fusos diferentes devem se adequar ao horário da capital federal.
Documentos
Para votar, é necessário apresentar apenas um documento de identificação oficial com foto, como carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou outro documento de valor legal com foto. A apresentação do título de eleitor não é obrigatória.
Também é possível votar com a versão digital do título, obtida no e-Título, aplicativo gratuito da Justiça Eleitoral, caso a sua foto já apareça por lá.
Ordem da votação
Este ano, a ordem de votação será: deputado federal (com quatro dígitos); deputado estadual (com cinco dígitos); senador (com três dígitos); governador (com dois dígitos); e, por último, presidente da República (com dois dígitos).
Colinha
Anote em um papel a ordem dos cargos e os números dos candidatos em quem pretende votar. Isso porque este ano é proibido entrar na cabine de votação com celular ou máquina fotográfica, filmadora e equipamentos de radiocomunicação.
Porte de armas
O novo texto da Resolução TSE nº 23.669/2021 passou a proibir que pessoas portando armas de fogo, sejam civis ou integrantes das forças de segurança que não estejam em serviço junto à Justiça Eleitoral, se aproximem a menos de 100 metros das seções eleitorais. A exceção é apenas para quando agentes de segurança (em atividade geral de policiamento no dia das eleições) forem votar.
Também estão proibidos o transporte e a posse de armas pelos Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores (CACs) na véspera, no dia e no pós-eleição.