Em Chopinzinho será realizado, na Sexta-Feira Santa (15), a encenação da Paixão de Cristo. A peça é uma tradição da comunidade de São Luiz, que aconteceu anualmente entre 1993 e 1998, sendo retomada nos anos de 2018 e 2019 e, por consequência da pandemia da covid-19, não acontecia desde então.
Com objetivo religioso e artístico, a ideia partiu do grupo de jovens da comunidade na década de 90, onde um pequeno teatro foi feito e, até hoje recebe aplausos de religiosos do município. Segundo Geraldo Piaia, líder da comunidade São Luiz e também o ator que interpreta Jesus, “o percurso é de mais ou menos 700 metros, retratando a última semana de Jesus Cristo, como está no evangelho. O início será a retratação da Segunda-Feira Santa, seguindo os dias e finalizando na ressurreição”
Com mais de 60 atores envolvidos, desde o primeiro ano da peça, o papel de Jesus sempre foi de Piaia. “Mais de 30 anos da peça, tenho todas as faladas decoradas, nada é lido na hora”, afirma o líder da comunidade São Luiz.
A peça contará também com crianças entre 6 e 7 anos nos papéis de anjos e o ator mais idoso, de acordo com Piaia, tem em torno de 70 anos. “A grande maioria dos atores mais idosos já participaram da encenação em outros anos”, afirma.
Se houver chuva na sexta-feira, o evento deverá ser cancelado, pois o teatro será realizado em céu aberto. “É um teatro itinerante e o pessoal vai acabar se molhando se chover, então será cancelado, porque tem um motivo para (o evento) acontecer nesta sexta-feira”, conclui o ator.
O evento será realizado na comunidade da linha São Luiz, às 15h. A peça poderá ser assistida de forma gratuita.